22 de janeiro de 2012

21º ENCONTRO DA NOVA CONSCIÊNCIA


INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA
Brasília,   21 de Janeiro  de 2012.
Circular   02/2011
Caros irmãos e irmãs,
A presente é para fazer um convite, mas também solicitar um apoio a todos, no que for possível, relativo  ao evento “Encontro da Nova Consciência”, do qual participo da organização desde sua gestação, e que agora completa 21 anos
O evento ocorrerá de 17 a 21 de Fevereiro (Carnaval), em Campina Grande, Paraíba, como sempre, com uma vasta programação envolvendo as temáticas de cunho social, ambiental, cultural, científico, artístico  e inter-religiosos (anexo release), tendo este ano o tema: “2012: O despertar de uma nova consciência”.
Nestas mais de duas décadas de realização, a proposta sempre enfrentou e ainda enfrenta diversos desafios, desde os econômicos para sua realização, até manifestas ações contrárias, advindas de grupos religiosos, especialmente de algumas confissões evangélicas, que mesmo no início do projeto tendo sido convidadas a integrar, não só não aceitaram, como passaram desde então a agir para que não acontecesse,  por não aceitarem que o evento reunisse a diversidade religiosa, embora o encontro não seja especificamente uma atividade religiosa, mas sim, uma proposta que congrega diversos segmentos e expressões da cultura, religião, pensamento, etc, trazendo para suas programações, temas sociais, de diretos humanos, meio-ambiente, saúde, arte, ateus e agnósticos, GLBTT, etc.
Face esta situação, o evento em todos estes anos, foi fruto de diversas ações de boicote e até agressões, mas o campo político, de certa maneira os problemas maiores se manifestam, de forma que esta construção de apoios dá mais trabalho que o próprio evento em si.
Por conta destes problemas de ordem política, compromissos assumidos no ano passado para a realização do vigésimo Encontro, não foram cumpridos, de forma que a realização desta 21ª edição ficou bem prejudicada, ou quase inviabilizada.
Em todo este tempo, sempre buscamos abrir espaços a todos os segmentos mencionados, trazendo lideranças nacionais e internacionais, que não só com suas presenças fortaleceram o evento, mas também, tiveram com esta participação, um fortalecimento recíproco das idéias, ações e práticas por cada um desenvolvidas, de forma que, por conta desta consciência que temos, nos sentimos à vontade para o que expomos abaixo.
Assim,  a presente é para convidar e ao mesmo tempo solicitar o apoio de lideranças religiosas, que puderem colaborar com a participação no evento e tiverem condições de contribuir, se responsabilizando por suas despesas de viagem, hospedagem e alimentação, possam se manifestar, para que venhamos discutir as possibilidades o quanto antes, diante da urgência de definições finais.
Tivemos encaminhando a diversos organismos institucionais, a mesma solicitação, como forma de podermos garantir uma representatividade nacional no evento, que deverá ocorrer de qualquer forma, pois não podemos abdicar de um espaço único que congrega tamanha diversidade.
Particularmente, no âmbito nacional estou colaborando para a formatação de programações que envolvam lideranças religiosas, e também os temas, direitos humanos e diversidade religiosa; segurança pública e campanha do desarmamento; metas do milênio e mídias livres, nos mesmos moldes de eventual participação.
Pelo exposto, fico no aguardo o quanto antes de alguma manifestação ou possível apoio, que pode ser também, de divulgação do evento através dos sites, blogs, etc, pelo que, já deixo o endereço da chamada no youtube:


Atenciosamente,
Elianildo da Silva Nascimento
Coordenação da URI Brasília

Um comentário:

  1. O tema deste ano O despertar de uma nova consciência é muito oportuno, 2012 não será um ano apocalíptico, apenas existirá uma mudança de consciência coletiva, o ideal expresso por John Lennon na musica "Imagine" Quando o mundo se tornar como um só, não haverá este problema de diversidade religiosa, no reino de Obatalá existem todas as religiões, Namastê.

    ResponderExcluir

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho