A VIII Conferência de Mídia Cidadã - pela primeira vez
realizada em Brasília - propõe a discussão sobre o direito à comunicação, a
produção de conteúdo pela população, o protagonismo da sociedade no processo
comunicacional e todos os elementos envolvidos na temática da mídia cidadã. O
evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro deste ano, no Memorial Darcy
Ribeiro e na Faculdade de Comunicação, ambos na Universidade de Brasília (UnB).
As inscrições podem ser feitas emhttp://midiacidada2012.unb.br/
Além do debate, a conferência promoverá o intercâmbio das
pesquisas acadêmicas e das experiências inovadoras da sociedade civil na
produção de mídia que enfatize a cidadania. A ‘Feira de Experiências Inovadoras
em Mídia Cidadã’ é o espaço para as organizações não governamentais, movimentos
sociais, empresas e pesquisadores apresentarem suas experiências e serviços de
comunicação cidadã.
Os projetos de mídias cidadãs dos participantes são produtos
de comunicação, como jornais, revistas, folders, entre outros, que,
paralelamente às palestras, debates e grupos de trabalho, serão exibidos
durante os dois dias de evento. Haverá ainda a ‘Mostra de Arte Cidadã’ e a
‘Mostra de Vídeo Cidadão’. As duas mostras divulgarão em salas específicas
durante o evento vídeos e expressões artísticas e culturais das entidades
participantes da Rede Brasileira de Mídia Cidadã. Atrações musicais marcarão o
final do primeiro dia da conferência.
A VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã dialoga com o
1º Seminário de Comunicação Pública do Distrito Federal, organizado pelo
Governo do Distrito Federal em parceria com entidades da sociedade civil entre
16 e 18 de agosto. Como a construção de políticas públicas para a comunicação
faz pela primeira vez parte da agenda do GDF, a Secretaria de Comunicação
decidiu apoiar a conferência para ampliar o debate e envolver ainda mais a
sociedade com o tema.
A promoção do evento é da Rede Brasileira de Mídia Cidadã e
Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, a realização
é da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB, com apoio da
Fundação Darcy Ribeiro, Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política – NEMP/UnB,
SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), Núcleo de
Estudos sobre Saúde Pública – NESP, Agência 296, Sindicato dos Jornalistas
Profissionais do Distrito Federal, e patrocínio do Laboratório de Políticas de
Comunicação – LAPCOM - UnB.
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