12 de setembro de 2012

VIII Conferência de Mídia Cidadã








A VIII Conferência de Mídia Cidadã - pela primeira vez realizada em Brasília - propõe a discussão sobre o direito à comunicação, a produção de conteúdo pela população, o protagonismo da sociedade no processo comunicacional e todos os elementos envolvidos na temática da mídia cidadã. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro deste ano, no Memorial Darcy Ribeiro e na Faculdade de Comunicação, ambos na Universidade de Brasília (UnB). As inscrições podem ser feitas emhttp://midiacidada2012.unb.br/

Além do debate, a conferência promoverá o intercâmbio das pesquisas acadêmicas e das experiências inovadoras da sociedade civil na produção de mídia que enfatize a cidadania. A ‘Feira de Experiências Inovadoras em Mídia Cidadã’ é o espaço para as organizações não governamentais, movimentos sociais, empresas e pesquisadores apresentarem suas experiências e serviços de comunicação cidadã.

Os projetos de mídias cidadãs dos participantes são produtos de comunicação, como jornais, revistas, folders, entre outros, que, paralelamente às palestras, debates e grupos de trabalho, serão exibidos durante os dois dias de evento. Haverá ainda a ‘Mostra de Arte Cidadã’ e a ‘Mostra de Vídeo Cidadão’. As duas mostras divulgarão em salas específicas durante o evento vídeos e expressões artísticas e culturais das entidades participantes da Rede Brasileira de Mídia Cidadã. Atrações musicais marcarão o final do primeiro dia da conferência.

A VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã dialoga com o 1º Seminário de Comunicação Pública do Distrito Federal, organizado pelo Governo do Distrito Federal em parceria com entidades da sociedade civil entre 16 e 18 de agosto. Como a construção de políticas públicas para a comunicação faz pela primeira vez parte da agenda do GDF, a Secretaria de Comunicação decidiu apoiar a conferência para ampliar o debate e envolver ainda mais a sociedade com o tema.

A promoção do evento é da Rede Brasileira de Mídia Cidadã e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, a realização é da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB, com apoio da Fundação Darcy Ribeiro, Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política – NEMP/UnB, SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), Núcleo de Estudos sobre Saúde Pública – NESP, Agência 296, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, e patrocínio do Laboratório de Políticas de Comunicação – LAPCOM - UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho