14 de setembro de 2012

5ª Caminhada pela Liberdade Religiosa levará milhares à Orla de Copacabana neste final de semana


Manifestações pacíficas em defesa dos bahá'ís no Irã fazem parte da programação
















Neste domingo (16), a partir das 11h, acontece a tradicional Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa no Rio de Janeiro. Em sua 5ª edição, o evento reunirá bahá'ís, cristãos, judeus, muçulmanos, umbandistas, candomblecistas, adeptos do Santo Daime, hare krishnas e outros religiosos – além de ateus e agnósticos – que levantarão a bandeira da paz, defendendo a ideia de que todos têm o direito de acreditar naquilo que os conecta com seus sentimentos e ações mais elevados.

Os bahá'ís brasileiros vão destacar a perseguição que seus correligionários sofrem no Irã, país que é berço de sua Fé. O que os bahá'ís vivem no Irã se assemelha muito ao tipo de preconceito e discriminação sofrida pelos seguidores de religiões afrobrasileiras aqui no Brasil”, afirma Adonias Araujo Junior, da comunidade bahá'í de Niterói/RJ. Protestar contra esse tipo de situação em qualquer parte do mundo nos ajuda a enfrentar discriminações semelhantes em nosso próprio país”, defende Junior.

Os bahá'ís são a maior minoria religiosa no Irã – mais de 300 mil pessoas. Desde o século XIX eles são perseguidos sendo que a repressão se intensificou nos últimos anos. Os abusos incluem o banimento do acesso à educação superior aos estudantes bahá'ís; falsas acusações e aprisionamento sem justa causa a religiosos; entre outras violações. Outros segmentos da sociedade também sofrem com a repressão imposta nos anos recentes pelo governo iraniano, incluindo jornalistas, mulheres, estudantes, homossexuais, sindicalistas e outros.

Uma grande intervenção visual será realizada na areia da praia, na altura do Posto 4 (próximo da Rua Siqueira Campos), com vistas a chamar a atenção para a situação vivida no Irã. Além disso, durante toda a Caminhada, ativistas carregarão imagens de prisioneiros de consciência no Irã, cujo único crime é seguir uma religião diferente da que é reconhecida oficialmente no país.

“Estaremos mobilizados a partir das 8h nos arredores do Posto 4, usando camisetas brancas e portando guardas-chuva, ajustando os detalhes finais das intervenções visuais”, avisa Junior. Quem mais quiser se juntar a nós será muito bem-vindo”, convida ele.

A expectativa é que cerca de 200 mil pessoas lotarão a orla da praia de Copacabana para participar da Caminhada, promovida pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro (CCIR), composta por diversas organizações religiosas, instituições estatais e vítimas de intolerância religiosa.

Segundo Ricardo Rubim, membro e coordenador de comunicação da CCIR, os resultados obtidos por meio destes eventos estão principalmente ligados a questões midiáticas. “Houve uma conscientização por parte da polícia civil, ministério público e da população. Há uma atenção maior voltada para este assunto, uma conscientização do que é intolerância religiosa, o que fez com que diminuísse o número de ataques as religiões. Atualmente, os membros das religiões de matriz africana têm muito mais orgulho de aparecer e expor seus ideais” conta.

Para mais informações acesse: www.eutenhofe.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho