1 de março de 2012

IV Fórum Internacional da RedEAmérica começa em Campinas

Com apelo do governo brasileiro para redução da extrema pobreza até 2014












O IV Fórum Internacional da RedEAmérica começou nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, em Campinas (SP), com um convite do governo brasileiro para que o investimento social privado participe do esforço de erradicação da pobreza extrema até 2014. A proposta foi feita pelo secretário-extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social, Tiago Falcão, que representou a ministra Maria Teresa Campello.

Na abertura do Fórum, a diretora-executiva da RedEAmérica, Margareth Flórez, destacou a importância do evento estar sendo realizado no Brasil, país que alcançou resultados mais significativos na redução da pobreza nos últimos anos no continente. Ela observou que um dos desafios do Fórum é exatamente criar oportunidades para o conhecimento de experiências significativas de redução da pobreza. A partir daí, como o investimento social privado pode contribuir com as políticas públicas para a manutenção do ciclo de redução da pobreza na América Latina, que ainda é o continente mais desigual do mundo, com 174 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza.


A diretora-executiva do Instituto Arcor Brasil, Célia Aguiar, e o presidente da Junta Diretiva da RedEAmérica e do Centro Mexicano para a Filantropia - Cemefi, Jorge Villalobos, também se pronunciaram na abertura do IV Fórum Internacional da RedEAmérica, que continua nesta quinta-feira, 1º de março, com a participação de representantes de 70 fundações e institutos empresariais de 11 países da América Latina. O médico e consultor independente Francisco Bernardini Tancredi encerrou a noite, com uma exposição sobre o papel do investimento social privado frente aos desafios atuais.


Superar a pobreza extrema–O secretário-extraordinário para Superação da Extrema Pobreza lembrou que nos últimos anos o Brasil tirou 28 milhões de pessoas da condição de pobreza. Esse resultado foi obtido com a conjunção de melhoria do ambiente econômico, a criação de milhões de empregos formais e por ações governamentais como o Bolsa-Família, que chegou a 13 milhões de famílias beneficiadas.


Entretanto, o Censo de 2010 revelou que 16,3 milhões de brasileiros ainda estão na condição de pobreza extrema recebendo menos de R$ 70,00 por mês, sendo 59% (9,6 milhões de pessoas) no Nordeste. Por isso a presidenta Dilma Roussef lançou o Programa Brasil Sem Miséria, direcionado para a meta de erradicação da pobreza extrema até 2014. Tiago Falcão citou as ações pensadas e já em curso para que a meta seja atingida, como a ampliação das ações em capacitação (em parceria com o sistema S), a qualificação de medidas de estímulo ao empreendedorismo e ações de melhoria de acesso dos extremamente pobres aos serviços públicos.


Para o governo brasileiro, acentuou Tiago Falcão, a superação da pobreza não está limitada à melhoria das condições de consumo dos pobres. “A pobreza é multidimensional, e assim precisa ser tratada”, destacou.


O secretário-extraordinário indicou então os instrumentos com os quais o investimento social privado pode contribuir com o grande esforço de erradicação da pobreza extrema. Em primeiro lugar, apontou, “inserir a questão da inclusão social na lógica do negócio, na estrutura produtiva, na cadeia de produção”, com ações como a contribuição com a qualificação profissional, o compartilhamento dos mapas de oportunidades (as empresas indicando para os municípios suas estratégias de investimento, de modo que a qualificação profissional local seja melhor focada), a redução das exigências de escolaridade para contratações, a aquisição de produtos e contratação de serviços da agricultura familiar, dos empreendedores individuais, das cooperativas, e o estímulo à cadeia de fornecedores para adotarem comportamento inclusivo.


Falcão destacou ainda a relevância de que o investimento social privado tenha um foco especial nos extremamente pobres, e citou algumas experiências já em curso de parcerias do setor privado com o público, como as compras privadas da agricultura familiar (parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados) e o PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, com o Sistema S (SENAI e SENAC).


O IV Fórum Internacional da RedEAmérica continua nesta quinta-feira, dia 1º, com várias mesas redondas ao longo dia. Amanhã, dia 2, acontece a Assembleia Anual da RedEAmérica. O evento está acontecendo no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.



Foto:
           Fonte: José Pedro Martins            Postador: Surgiu Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho