13 de maio de 2011

Religião, uma visão critica II – Nossa relação com o sagrado.


A fragmentação interior que todo o ser espiritual em processo de iluminação vive é talvez o maior empecilho para nos libertamos da dor e do sofrimento.
Na verdade tudo o que hoje acontece é uma reação natural às ações desequilibradas que os seres encarnados cometeram e cometem a todo instante. A falta de amor, a insensibilidade, o desemprego em massa, a fome, as guerras, enfim as mazelas que todo o planeta hoje vive, são na realidade, reflexo das ações e pensamentos das humanas criaturas, que por aqui habitam.
Se observarmos com cuidado veremos que os problemas que as humanas criaturas hoje vivenciam são invariavelmente, de origem psíquica (mental), sentimental ou física (material). Não se sabe de forma verdadeira, correta, pensar, sentir e agir. O ser humano, na sua grande maioria, vive um estado de ilusão, não tendo o controle verdadeiro de sua vida, vivendo simplesmente sem um objetivo, ou uma causa.
A Umbanda acredita que através desta que chamamos, Doutrina do Tríplice Caminho, todo o ser humano poderá conquistar a felicidade e a libertação da dor e do sofrimento. A Doutrina do Tríplice Caminho promove condições necessárias à realização da Paz Integral, pois auxilia cada indivíduo na conquista da paz interior. Desta forma você, que segue atento meu raciocínio deve estar se perguntado: Como o Tríplice Caminho pode estar relacionado com a Umbanda?
A Doutrina do Tríplice Caminho, está diretamente ligada à “gira” de Umbanda, e à própria forma de manifestação mediúnica que se expressa em “Crianças”, “Caboclos” e “Pais Velhos”.
Estas três formas místicas de manifestação velam a própria Doutrina, que explicaremos de forma simples.
- Quando estamos em contato com um médium, incorporado por uma entidade que se manifesta como criança, ela nos passa em sua consulta pureza e alegria, atuando assim na estabilização, no equilíbrio de nossos sentimentos (Organismo Astral),
- Quando estamos em contato com um médium incorporado por uma entidade que se manifesta como “Caboclo” ele passa em suas consultas, fortaleza moral, simplicidade, nos impelindo a realização de ações efetivas, rompendo a inércia que de alguma forma possuímos, equilibrando assim nosso corpo físico (Organismo Etéreo Físico)
- Quando estamos em contato com um médium incorporado por uma entidade que se manifesta como “Pai Velho”, ele nos passa em suas consultas humildade, serenidade, sabedoria, que possibilita assim um pensar limpo, sadio, equilibrando nosso organismo mental.
Assim desta forma, podemos associar Crianças ao sentir, Caboclo ao agir, e Pai Velho ao pensar, triplicidade esta que se bem equilibrada e entendida, traz a todos paz e felicidade duradouras.
A cada nova gira de Umbanda, de forma serena e tranqüila, as entidades militantes na Corrente Astral, que baixam nos milhares de templos, tendas cabanas existentes, atuam implementando a Doutrina do Tríplice Caminho, adaptando conceitos, visando uma assimilação mais direta e eficaz, para todos que estão ligados a suas coletividades afins. Na realidade, é preciso que entendamos, que a Doutrina do Tríplice Caminho, tem desdobramentos mais profundos e sua origem se confunde com a cosmogênese do Universo Astral, e abordamos apenas o aspecto positivo (androgônico) desta Doutrina.

A Doutrina do Tríplice Caminho possibilita ao indivíduo a libertação da consciência, a neutralização da ignorância, (como visão distorcida da realidade). Dá a exata noção ao ser espiritual que o Espírito é a Realidade e a Matéria à ilusão. Este processo evolutivo, que aumenta a percepção espiritual só é possível se o Ser sintonizar-se com as puras vibrações de seu Genitor Divino – Orixá ou Arásha.
Os Poderes Volitivos dos Aráshas ou Orixás, seus “hálitos”, propiciaram a formação dos ciclos e ritmos (Vibração Original), os quais foram concretizados em Luz, Som e Movimento – ou Princípios Eletromagnéticos e Gravitacionais, que deram origem a tudo que existe neste Universo Material. Assim vemos que o homem vive a dualidade entre Espírito-Corpo, surgindo daí a fragmentação da sua personalidade.
Se olharmos o Macrocosmo, nos reportando ao nosso Sistema Solar, veremos, de acordo com os conceitos desenvolvidos pela Escola de Síntese, que os chamados planetas são os “corpos” dos Aráshas ou Orixás. Assim cada planeta é a representação concreta do poder do Orixá.
Olhando agora para o Microcosmo, ou seja, para o ser espiritual vemos que nele podemos encontrar uma pequena porção do Arásha ou Orixá que se concretiza nos chamados Centros de Iluminação (Chakras). De forma mais abrangente os Centros de Iluminação são uma “pequena” concretização dos Aráshas ou Orixás no ser espiritual. É o Macro e o Micro Cosmo, que em essência encontram-se em perfeita harmonia e equilíbrio. Somos na realidade um mini Universo !!
Podemos então verificar que se temos está pequena porção dos Orixás (chakras), necessitamos buscar a melhor maneira de sintonizar-se com “ele”, buscar suas vibrações, acelerando assim nosso processo evolutivo.
Através da Yoga Umbandista, podemos purificar nossos centros de iluminação ou centros de força (“chakras”), eliminando toxinas mentais, astrais e físicas, que aumentará o bem estar físico e espiritual de quem assim procede. Este processo se pauta em ritos devocionais, técnicas específicas de meditação e métodos de autocura, baseados na Doutrina do Tríplice Caminho. Vejamos o posicionamento do ser Espiritual em seus vários níveis :

SER ESPIRITUAL EM ESTADO SUPERIOR NO UNIVERSO ASTRAL :

Afinidades e Atributos em estado sublimado são :

- PERCEPEÇÃO: capacidade de distinguir o “EU” do não “EU”, capacidade de “SER”
- CONSCIÊNCIA: percepção de si mesmo
- INTELIGÊNCIA: conhecimento da Divindade
- VONTADE: livre arbítrio de exercer os demais atributos
- AMOR : Sentimento Divino
SER ESPIRITUAL EM ESTADO INFERIOR NO UNIVERSO ASTRAL:

Afinidades ou Atributos distorcidos em estado inferior são:

- PERCEPÇÃO DISTORCIDA: identificação do espírito com seus veículos, o Ser acredita que é seu corpo
- CONSCIÊNCIA DISTORCIDA: fragmentação da personalidade que divide pensamentos, sentimentos e ações
- INTELIGÊNCIA DISTORCIDA: crença na existência do Ego como Realidade Eterna, idolatria do Eu
- VONTADE: submetida a desejos e paixões
- AMOR: egoístico, dificuldade de se doar

SERES ESPIRITUAIS ILUMINADOS :

Afinidades e Atributos Superlativos dos Seres Iluminados são:

- PERCEPÇÃO : não distinção do “EU”e do não “EU”. Não há distinção do mundo objetivo e subjetivo, neutralização das dualidades
- CONSCIÊNCIA: vibra continuamente na chamada Consciência-Una
- INTELIGÊNCIA: experimentação do Vazio Neutro
- VONTADE: realiza sem se apegar aos frutos das ações, harmonia com os ciclos e ritmos.

Espero após estes apontamentos, que são fruto de minha vivencia na Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, contribuir para que todos busquemos uma melhor relação com o Sagrado e conosco mesmo, que no fundo são a mesma coisa!


Aramaty- Silvio Garcez
Discípulo de Mestre Arhapiagha – Pai Rivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho