28 de abril de 2011

Livro retrata religiões afros no Estado

Foto: Miriam Fichtner


Livro retrata religiões afros no Estado

Uma das personalidades fotografadas é a Mãe Graça d'Óxum Taladê

O livro Cavalo de Santo - Religiões afro-gaúchas, da fotógrafa Miriam Fichtner, será laçado nesta sexta, 29, às 19h, no Sobrado dos Azulejos. A obra, fotográfica, é resultado de minuciosa pesquisa de campo de mais de quatro anos. Entre 2006 e 2010, Miriam pesquisou 100 terreiros, visitou mais de 30 casas e escolheu 13 para documentar, produzindo mais de 10 mil fotos. O projeto já rendeu, em 2008, exposição no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

Através de fotos, a autora revela a singularidade, a força e a dimensão social e humana de práticas populares quase invisíveis no Estado, trazendo para o centro da cena a cultura das religiões de matriz africana em terras gaúchas. Destaca a beleza de rituais e festas, assim como os seus principais personagens e as inúmeras vertentes das manifestações de fé: o batuque, a umbanda e a linha cruzada. Miriam mergulhou nessa realidade e testemunhou rituais nunca antes registrados por uma câmera fotográfica.

Cavalo de Santo é um documento que contribui para a divulgação, o resgate e a preservação dessa cultura, fortalecendo a autoestima do povo adepto dos cultos afros, no sentido de combater o racismo e a intolerância religiosa. "Encontrei um povo de religião orgulhoso de sua fé e cultura", ressalta Miriam.

Rio Grande é o único município, fora as capitais, a ser contemplado com o lançamento do livro. Uma das personalidades fotografadas é a Mãe Graça d'Óxum Taladê, rio-grandina, ícone da luta contra a intolerância religiosa no Brasil e detentora de uma impressionante força espiritual. No livro, também estão presentes imagens da praia do Cassino, da Festa de Iemanjá e do cais do Porto Velho.

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho