6 de abril de 2011

Estudantes e entidades pedem investigação de Jair Bolsonaro

06/04/2011 18:23
 
Parlamentar é alvo de representações na Corregedoria por supostas declarações racistas.
Saulo Cruz
União Nacional dos Estudantes, UNE e representantes dos povos afro-descendentes entregam carta para presidente da Comissão de Direito Humanos, Dep. Manuela D·Ávilla (PCdoB-RS)
Além dos estudantes, representantes de 22 entidades civis também pediram investigação de Jair Bolsonaro.
Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e de outras 22 entidades civis apresentaram nesta quarta-feira um documento à Comissão de Direitos Humanos e Minorias em que pedem a investigação do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por suposto crime de racismo em comentários feitos durante o programa CQC, da TV Bandeirantes, exibido em 28 de março. O parlamentar nega a acusação.
“Não dá para um País, com teoricamente uma democracia plena, ter parlamentares preconceituosos, homofóbicos e machistas, como o deputado Bolsonaro”, disse o presidente da Ubes, Yann Evanovick.
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), elogiou o protesto dos estudantes. “Isso significa que a sociedade brasileira está revoltada e que o nosso povo não é alienado”, disse.
Corregedoria
Jair Bolsonaro já é alvo de seis representações encaminhadas à Corregedoria Parlamentar em razão dos comentários feitos no programa de televisão. Ele foi notificado hoje e tem até cinco dias úteis para apresentar sua defesa. O deputado, porém, afirmou que deve se defender antes do fim do prazo regimental. “Tenho a certeza de que vou pulverizar essas denúncias”, disse, sem adiantar o teor do documento.

Afastamento da comissão
Jair Bolsonaro é também integrante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Manuela D´Ávila defende o afastamento do deputado e a indicação de outro nome do PP para o colegiado. “Há um desconforto notório; basta perguntar para a população brasileira se acha adequado que um deputado que não defende os direitos humanos esteja na Comissão de Direitos Humanos. É contraditório e até irônico”, argumentou.

O líder do PP, Nelson Meurer (PR), contudo, já confirmou que deve manter Bolsonaro na comissão. Segundo ele, não há qualquer motivo para afastá-lo. “Vivemos em uma democracia, e a democracia precisa de contraditórios”, argumentou.
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho