Segue a programação final e informações logísticas sobre a "Oficina sobre desenvolvimento e aplicação de indicadores e índices de direitos humanos" que será realizada essa semana (dias 28 e 29 de outubro), na sede do INESC em Brasília.
Será um ótimo momento de compartilhar experiências e avançarmos no controle social e incidência nas políticas de direitos humanos, por meio da utilização de indicadores e índices.
Abraços,
Alexandre Ciconello
INESC - Instituto de Estudos Socioeconômicos
61-8131.2004
Os resultados dessa pesquisa conduzida no Brasil e também nas Filipinas serão apresentados para as organizações e redes brasileiras. A oficina pretende ampliar o conhecimento das organizações da sociedade civil sobre a construção de índices e indicadores de direitos humanos, estabelecendo uma troca entre experiências internacionais e iniciativas da sociedade civil e do governo brasileiro.
Abraços,
Alexandre Ciconello
INESC - Instituto de Estudos Socioeconômicos
61-8131.2004
Data: 28 e 29 de Outubro de 2010
Local: Brasília/DF – Brasil
INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos - SCS, QD 01, Bloco L, Nr 17, Cobertura - Ed. Marcia, Brasília/DF - Fone: (61) 3212-0200
Realização: Social Watch/ Observatório da Cidadania Brasil/ INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos e IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.
Objetivo: Debater os resultados da pesquisa sobre a construção e aplicação de índices de direitos humanos no nível sub-nacional (a partir dos Índices de Capacidades Básicas e o Índice de Equidade de Gênero desenvolvidos pelo Social Watch internacionalmente), em diálogo com outras experiências brasileiras no campo da construção de índices e indicadores de direitos humanos e cidadania.
Justificativa:
A metodologia de construção de ranking e índices sobre a situação dos direitos humanos tem sido desenvolvida e aplicada pelo Social Watch em vários países. O Índice de Capacidades Básicas e o Índice de Equidade de Gênero são calculados em pelo menos 150 países. O Brasil, assim como a Índia e as Filipinas, iniciaram a aplicação desses índices no nível sub-nacional.
Os resultados dessa pesquisa conduzida no Brasil e também nas Filipinas serão apresentados para as organizações e redes brasileiras. A oficina pretende ampliar o conhecimento das organizações da sociedade civil sobre a construção de índices e indicadores de direitos humanos, estabelecendo uma troca entre experiências internacionais e iniciativas da sociedade civil e do governo brasileiro.
Primeiro dia - 28 de outubro (Quinta-Feira)
10:00 – 10:15 – Abertura do evento, apresentação da agenda e apresentação dos participantes
10:15 – 10:45 – Apresentação e debate sobre a metodologia de construção dos Índices de Capacidades Básicas e o Índice de Equidade de Gênero desenvolvidos pelo Social Watch.
10:45 – 12:30 - Construção de índices sub-nacionais, a experiência brasileira (Fernanda Carvalho – IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas)
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 15:30 - Construção de índices sub-nacionais, a experiência das Filipinas (Rene Raya – Social Watch Filipinas)
15:30 – 15:45 – Coffee Break
15:45 – 18:00 - Debates
Segundo dia – 29 de outubro (Sexta-feira)
9:00 – 10:30 – Experiências brasileiras de construção de índices, sistemas e indicadores de direitos humanos
- Barbara Campos– Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
- Cecília Simonetti – Relatoria Nacional dos Direitos Sexuais e Reprodutivos – Plataforma Dhesca
- Alexandre Ciconello – Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)
- ANCED – Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente/ CEDECA Ceará (a confirmar)
10:30 – 10:45 – Coffee Break
10:45 – 12:30 – Debates
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 17:00– Encaminhamentos. Como avançar no monitoramento, na incidência e no controle social das políticas de direitos humanos, por meio da utilização de indicadores e índices.
INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES
OFICINA SOBRE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE INDICADORES E ÍNDICES DE DIREITOS HUMANOS
Data: 28 e 29 de Outubro de 2010
Local: Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)- Brasília/DF – Brasil
SCS, QD 01, Bloco L, Nr 17, Cobertura - Ed. Marcia, Brasília/DF - Fone: (61) 3212-0200
Transporte:
Para os participantes que forem chegar na noite do dia 27/10 haverá um motorista esperando no aeroporto para levar direto ao San Peter Hotel. Ele terá uma placa indicativa escrito "Social Watch/INESC".
Para os participantes que forem chegar na manhã do dia 28/10 haverá um motorista esperando no aeroporto para levar direto ao local da oficina, sede do INESC. Ele terá uma placa indicativa escrita "Social Watch/INESC".
Para participantes que necessitarem reembolso de taxi (casa-aeroporto) ou passagem de ônibus, por favor, entregar os comprovantes de recibos/passagens/bilhetes para reembolso no início do evento, dia 28/10 para dar tempo de realizar o reembolso.
Não esqueçam de guardar os comprovantes de embarque dos vôos para entregar no INESC.
Hotel:
As reservas foram feitas em quartos individuais no San Peter Hotel. O endereço é SHS Quadra 2 Bl D, telefone (0xx)61 3217-2700. O Hotel fica muito próximo da sede do Inesc e o trajeto pode ser feito caminhando. No dia 28/10 haverá uma pessoa do Inesc na recepção do hotel às 9:45h para acompanhar os participantes até o local do evento.
No hotel estão incluídos café da manhã e jantar somente, quaisquer outros gastos como telefone e outros extras ficarão a cargo do convidado.
Almoço:
As refeições de almoço serão cobertas pela organização da Oficina em um restaurante já definido pela organização do evento, próximo à sede do Inesc.
Clima:
Sol com nuvens podendo ter pancadas de chuva. Mín 17°C, Max 30°C.
Desejamos uma ótima viagem para todos/as!
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.