25 de outubro de 2010

[CDHM] TV Câmara é premiada por reportagens sobre temas de direitos humanos


Documentário sobre cotas raciais nas universidades e série especial sobre tortura receberam prêmios na 32ª edição do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Brasília(DF) - 25/10/2010
http://www2.camara.gov.br/portal/Camara/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/tv-camara-e-premiada-por-reportagens-sobre-temas-de-direitos-humanos

A TV Câmara foi agraciada em duas categorias do 32º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Na categoria Documentário, "Raça humana", de Dulce Queiroz e equipe, foi o grande vencedor.

Já a reportagem especial "Combate à tortura", de Hanna Costa, Adson Palma, Fábio Pedrosa, Luciana César Cordeiro Couto e Sebastião Vicente, recebeu menção honrosa na categoria TV.

A premiação ocorre hoje (25), em São Paulo(SP). A data marca mais um ano da morte do jornalista Vladimir Herzog, encontrado morto nas dependências do DOI-CODI na capital paulista, em 1975, durante a ditadura militar. O prêmio é organizado anualmente pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, em parceria com diversas instituições. A relação completa dos premiados está disponível no site do Sindicato: www.sjsp.org.br

Raça Humana - O vídeo reúne 40 minutos de debates sobre a adoção das cotas raciais nas universidades brasileiras. Durante três meses, a equipe acompanhou a rotina da Universidade de Brasília e entrevistou alunos cotistas e não-cotistas, professores, movimentos organizados, partidos políticos e representantes da UnB.

No final de novembro, para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a TV Câmara devem realizar atividade sobre o tema, incluindo a exibição do vídeo premiado.

Combate à Tortura - a reportagem é composta por duas matérias que investigam e discutem a tortura praticada atualmente em presídios e delegacias no Brasil.

A reportagem também contou a história de Aldo José Rodrigues, morador de Planaltina(DF) preso ilegalmente e torturado em 2003, quando tinha 21 anos, e depois libertado por falta de provas. Com a saúde debilitada, até hoje ele luta por reparação na Justiça. O caso foi acompanhado de perto pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, através do assessor jurídico Augustino Veit.

"Esse tipo de caso é emblemático e ao mesmo tempo recorrente. Situações semelhantes à que Aldo passou ocorrem com frequência e são muito difíceis de se investigar. Prisões ilegais e torturas como a que ele sofreu acontecem na calada da noite, contam com o corporativismo e a conivência, características que ainda são muito fortes no sistema de segurança, e impedem que as denúncias venham à tona pelo medo que impõem às vítimas e seus familiares", explica Veit.

O documentário "Raça Humana" e as reportagens sobre tortura podem ser assistidas (com opção de download) no site da TV Câmara: www.camara.gov.br/tv

Outro prêmios de direitos humanos - a TV Câmara já ganhou diversos prêmios por trabalhos abordando temas de direitos humanos. Entre eles, destacam-se os do Prêmio Vladimir Herzog:

- documentário "Chico Mendes, Cartas da Floresta": menção honrosa no 31º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2009)

- documentário da série "Brasileiros", episódio "Sônia Maria, sonho 100 dimensão": 27º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2005)

- reportagem "Índios, 500 anos de resistência": 27º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2005)

- documentário "Florestan Fernandes – O Mestre": 26º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2004)

- série "Contos da Resistência": 26º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2004)

*****

Mais informações:
Rogério Tomaz Jr. (Assessor de Comunicação)
Comissão de Direitos Humanos e Minorias – Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3216.6578 / 8105.8747 - E-mail: jose.tomaz@camara.gov.br
Site: www.camara.gov.br/cdh / Twitter: http://twitter.com/cdhcamara
Youtube: http://www.youtube.com/cdhcamara / Flickr: http://www.flickr.com/cdhcamara

--
- Você recebeu esta mensagem da lista da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
- Caso deseje sair da lista, apenas responda esta mensagem com "REMOVER" no campo "Assunto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho