14 de agosto de 2010

ABAIXO ASSINADO PELOS BAHÁ'ÍS IRANIANOS


 

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA

Brasília,   13 de Agosto  de 2010.

Circular   28/2010

Caros irmãos e irmãs,

Todos nós vimos nos mobilizando e acompanhando desde 2008, o caso dos irmãos Bahá''ís presos no Irã, questão esta que motivou campanhas internacionais junto a organizações de defesa dos direitos humanos e às Nações Unidas, sem que tivesse ocorrido qualquer mudança  da situação destas pessoas que foram presas tão somente por serem Bahá'ís.

Assim, diante do desfecho do julgamento lá ocorrido; cujas informações seguem; vimos repassar informe sobre esta situação e uma solicitação para que possamos colaborar num abaixo assinado que demonstre nossa tristeza e revolta contra a decisão proferida, mesmo reconhecendo que a pena de morte anteriormente cogitada não ocorreu.


Desta forma reiteramos a informação enviada pela Assembléia Nacional Bahá'í que "foi proferida a sentença de condenação das sete lideranças bahá'ís presas no Irã há mais de dois anos: 20 anos de prisão.
Estes cinco homens e duas mulheres foram presos sem acusações formais. Ficaram detidos sob condições que violam uma série de direitos humanos na temida Prisão de Evin, em Teerã, sem acesso adequado aos advogados do caso (dentre eles a Prêmio Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi, impedida de entrar no Irã desde junho de 2009). Após seis audiências judiciais realizadas a portas-fechadas em 2010, foram condenados por "espionagem para Israel", "insulto a santidades religiosas" e "propaganda contra o sistema". Até o momento não foram apresentadas provas concretas pela Corte Revolucionária do Irã para justificar tais acusações. É de conhecimento da comunidade internacional que a prisão e condenação destes sete bahá'ís é uma forma de intimidação aos 300 mil bahá'ís iranianos. Também é de conhecimento que o Irã possui um plano sistemático de extermínio dos bahá'ís fundamentado na intolerância religiosa
. "

Diversos países como Canadá, Alemanha, França e Austrália, a União Européia e organizações internacionais de direitos humanos como a HRW e Anistia Internacional já se manifestaram contra a condenação dos sete bahá'ís.

Assim, todos os que defendem a liberdade de crença e culto e os direitos humanos, podem colaborar, assinando e divulgando  em suas listas, páginas de internet e blogs os abaixo-assinados, a serem encaminhados ao Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad e ao Presidente do Brasil para que gestões sejam realizadas para a imediata libertação destes bahá'ís. É uma forma de demonstrar a preocupação dos brasileiros com a situação de violação de direitos humanos no Irã.

Segue o link para os abaixo-assinados:
http://sasg.bahai.org.br/p/abaixo-assinados.html

Maiores informações:

Contato:
daniella.hiche@bahai.org.br
Tel:  55+61+3364 3594
http://sasg.bahai.org.br
http://bahai.org.br

Agradecemos nossa irmã Daniela Hiche, Assessora de Relações Institucionais da Comunidade Bahá'í  no Brasil,  pelo envio das informações que ora repassamos, com o anseio de que possa ser multiplicada e de que haja a participação de todos.

Atenciosamente,

Elianildo Nascimento e Iza Marina

Coordenação URI Brasilia

 

 

 


 



--
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão

Iberê Lopes - Unidade na Diversidade
Diversidade Religiosa
www.diversidade-religiosa.blogspot.com
61 84516365

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho