19 de fevereiro de 2010

Unesco lança Ano Internacional para a Aproximação das Culturas

Sex, 19 de Fevereiro de 2010 11:06
Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York

 

Centenas de eventos em todo o mundo devem acontecer em 2010 para debater os benefícios da diversidade e a importância da troca de informações entre culturas; Ban Ki-moon disse que a iniciativa reflete como o entendimento e o diálogo são essenciais para a paz.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou nesta quinta-feira, em Paris, o Ano Internacional para a Aproximação das Culturas.

Um painel de alto nível para promover o diálogo e a paz se reuniu pela primeira vez para ajudar nas discussões sobre a melhora da tolerância, reconciliação e equilíbrio entre as sociedades mundiais.

Benefícios

Centenas de eventos em todo o mundo devem acontecer em 2010 para debater os benefícios da diversidade e a importância da troca de informações entre culturas.

Em mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o Ano Internacional para a Aproximação das Culturas é uma iniciativa importante, que mostra como o entendimento e o diálogo são essenciais para a paz.

Ban afirmou que milhões de pessoas estão em contato através da migração, mídia, comércio e pela internet. Ele lembrou que o mundo também está repleto de preconceito, ódio e desafios não resolvidos e que muitas vezes extremistas demonizam outras tradições e usam a violência.

Minorias


Segundo o Secretário-Geral, em época de crise econômica como agora, com poucas opções de empregos, o alvo são as minorias.

Ban Ki-moon ressaltou que a ONU está comprometida em unir pessoas e culturas e que espera as recomendações do painel sobre o fortalecimento do diálogo e dos esforços para viver em harmonia.

*Apresentação: Júlia Borba, da Rádio ONU em Nova York.



Para ouvir esta notícia clique em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/176601.htmlhttp://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/10021810i.rm ou acesse:


(Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho