19 de fevereiro de 2010

Abertas inscrições para Fórum Social Missões

A terceira edição acontece nos dias 18, 19 e 20 de março mais uma vez nas instalações da URI, em Santo Ângelo, que se prepara para receber participantes vindos do RS, Argentina e Uruguai.

Por Andréa Farias

Após duas grandes edições, o Fórum Social Missões, Por uma Sociedade Sustentável, está de volta. A terceira edição acontece nos dias 18, 19 e 20 de março mais uma vez nas instalações da URI, em Santo Ângelo, que se prepara para receber participantes vindos do RS, Argentina e Uruguai.

O evento surgiu em 2007, com a missão de ocupar o vazio deixado pelo Fórum Social Mundial, que deixou de ser realizado em Porto Alegre e só retornou à capital no início deste ano. A versão missioneira alcançou o objetivo, constituindo- se num espaço diferenciado para socialização e debates sobre temas estruturantes, além do diagnostico de paradigmas, dilemas e o apontamento de alternativas para a concretização desta outra perspectiva de mundo, que é proposta chave do Fórum Social Mundial.

Em 2008, as conferências e atividades, centradas em temas como educação, inclusão digital, democracia, sustentabilidade, agroecologia, cultura, soberania alimentar e reforma agrária foram assimiladas pelo ideal do Fórum. Por isso, para a edição de 2010, somam-se à programação as conferências "Direitos Humanos e Identidades Culturais como Alternativas à Hegemonia Neoliberal Capitalista"; "A Utopia da Terra sem males: A experiência Jesuítico- Guarani e a Utopia Crítica em Boaventura de Sousa Santos "; "Praticando Agroecologia: Construindo Segurança Alimentar e Energética"; "A Atual Crise Sistêmica e de Civilização e as Alternativas de Esquerda Socialistas"; A Integração Latino-America: Problemas e Desafios"; "A Educação Popular, a Democracia Participativa e a Sustentabilidade Ambiental: Desafios Latino-Americanos".

A exemplo do II Fórum Social Missões, os debates estarão a cargo de professores, doutores e mestres; educadores sociais, advogados e juristas, cientistas políticos, parlamentares ativistas e estudiosos de causas sociais. Entre estes, destaques como o jurista José Paulo Bisol, que foi secretário de segurança do RS no governo Olívio Dutra; o reitor da Universidad Multidiversidad Posadas – Argentina, Raul Aramendi, sucesso no último Fórum, que retorna a pedidos; o diretor do campus de Cerr Largo da Universidade Federal Fronteira Sul UFFS), professor doutor Antônio Inácio Andrioli, além do deputado Elvino Bohn Gass (PT) e do ministro da Justiça do governo Lula, Tarso Genro, que estarão juntos numa mesa redonda.

A coordenação geral do evento está sob responsabilidade do vereador Gilberto Corazza e de Gilson Martinez , representantes da ONG Políticas Públicas Outro Mundo Possível; da professora Rosângela Angelim, representante da Associação Regional Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede); e dos professores Cênio Weyh e Dinalva Alves de Souza, da URI – Santo Ângelo.


Fórum Social Missioneiro - EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho