17 de dezembro de 2009

Governo lança 3º Programa Nacional dos Direitos Humanos na próxima semana

Agência Brasil

 

Publicação: 16/12/2009 15:00

 

Na próxima segunda-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança no Itamaraty o Terceiro Programa Nacional dos Direitos Humanos, envolvendo mais de 500 ações que serão desenvolvidas por 29 ministérios e órgãos governamentais, em conjunto com setores sociais.

 

A ideia é criar metas anuais que possibilitem avanços na área de direitos humanos, a partir do diálogo e da mobilização, com foco para a proteção e a educação de crianças e adolescentes.

 

Segundo o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, o governo quer que esse programa represente um salto na comparação com os dois anteriores, lançados em 2002 e em 1996, agora com foco específico, que vem reforçar as políticas em andamento ligadas à juventude.

 

Vão ser estabelecidos seis eixos visando à interação democrática em favor dos direitos humanos dos jovens, em que se deve colocar "a educação no lugar da repressão e a priorização da universalização dos direitos sobre a igualdade do ser humano".

 

Ao falar no programa Bom Dia Ministro, da EBC, realizado com a participação de rede de emissoras de rádio de todo o país, o ministro lembrou a influência dessa política para a solidificação dos modelos de desenvolvimento social.

 

O programa que vai ser lançado na segunda feira quer levar às crianças o aprendizado sobre a igualdade do rico com o pobre, da não discriminação racial, do respeito a quaisquer diferenças, "pois todos são iguais como seres humanos".

 

Um dos pontos é a resolução dos problemas do país e do planeta através da solidariedade coletiva, dentro da cultura da ajuda, do direito à verdade e à memória. Isso tem que estar na consciência coletiva pois, segundo lembra, mesmo depois de 21 anos do fim da ditadura militar ainda há desaparecidos cujas famílias não tiveram o direito de localizá-los e de sepultá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho