18 de agosto de 2009

Hoje tem maracatu e música latina

 
Hoje tem maracatu e música latina
 
No aniversário da Fundação Palmares, a programação de hoje
fica por conta do Maracatu do Baque Solto e do encontro "Entre dos mares:
ensamble musical de Colômbia, Ecuador y Panamá"
 

Os vinte e um anos da Fundação Cultural Palmares segue com mais um dia de apresentações culturais. Hoje, terça-feira, 18/08, a partir das 18h, na sede da Fundação, o público pode apreciar o espetáculo do Maracatu do Baque Solto. O grupo destaca-se por preservar a essência do maracatu e manter uma trajetória marcada pela originalidade na criação de novos temas e adereços. Surgiu da organização de trabalhadores rurais, com o intuíto de preservar a cultura dos seus antepassados, criado em 1999, oficializado em 2002 pela Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco.

 

O encontro "Entre dos mares: ensamble musical de Colômbia, Ecuador y Panamá' reúne os grupos Gualajo, que traz o ritmo da marimba, e  Benkos Kusuto, da comunidade negra do Palenque de São Basílio, na Colômbia.

 

 A marimba é um instrumento musical criado há séculos por tribos africanas e é fonte de inspiração de instrumentos de teclado, como o piano, o acordeón e o vibrafone.  Instrumento esse que o maestro José Antônio Torres Gualajo, que também prestigia o aniversário da Palmares, dedica-se há mais de 50, estudando os mais variados ritmos que a Marimba pode ecoar.

 

Conta a lenda, que ao nascer, a parteira de José Gualajo colocou-o em cima de uma marimba para cortar o cordão umbilical. Assim, ao ouvir a ressonância do instrumento logo ao nascer, somado à herança musical que seus pais lhe proporcionaram, Gualajo predestinou-se a ser um guardião da preservação de Marimba e de todos os ritmos que ela pode ressoar, como: currulos, aguabajos; jugas; andareles. Além de tocar, o maestro tornou-se um mestre no ofício de construir cada um dos componentes que constituem a marimba.

 

. O grupo Benkos Kusuto é formado por quatro dos músicos mais destacados e reconhecidos percussionistas da comunidade de Palenque de São Basílio, na Colômbia, que vem especialmente para as comemorações do aniversário da Fundação Cultural Palmares.

________________________________________________________
Assessoria de Comunicação
Inês Ulhôa - assessora de imprensa (9966-8898) ines.ulhoa@palmares.gov.br
Jacqueline Freitas
Marcus Bennett
Telefones: (61) 3424-0164/ 0165/ 0166
www.palmares.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho