18 de agosto de 2009

Jantar da Unegro

 

A União de Negros Pela Igualdade - UNEGRO, é uma entidade nacional de combate ao racismo, preconceito e discriminação racial, fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador - Bahia. Articula-se com outras entidades e organizações do movimento negro e social, destacando sua contribuição na construção da Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN, desde seus primórdios; presença na Comissão Executiva Nacional do Congresso Nacional de Negros e Negras do Brasil - CONNEB; faz parte da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais - CMS. Além de participar em âmbito municipal, estadual e nacional de Conselhos de Políticas Públicas, tais como o Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE e o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, órgão integrante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR. A entidade está organizada em 22 estados.

 

A União de Negros Pela Igualdade - UNEGRO participou ativamente - na qualidade de coordenação - de varias ações do movimento negro brasileiro e do movimento popular, desde sua fundação. Destacam-se a participação na construção do Congresso Continental dos Povos Negros em 1995; Marcha 300 anos Zumbi dos Palmares: Contra o Racismo, Pela Cidadania e Pela Vida em Brasília 1995; II Encontro de Mulheres Afro-Caribenhas e Afro-Latinas-Americanas na Costa Rica em 1996; Conferencia Mundial Contra o Racismo, a Xenofobia e Formas Conexas de Intolerância realizada, em 2001, em Durban África do Sul; Marcha Zumbi + 10, em Brasília em 2005 e faz parte dos fóruns que organizam, em vários estados, Marcha da Consciência Negra no dia 20 de novembro.

 

Recentemente a UNEGRO organizou o I Colóquio África e Disporá: O lugar da Mulher Negra na Geopolítica: Refletindo sobre os desafios das lutas contra o racismo e a pobreza, em Salvador em 2008 e estamos preparando para 2009 o Encontro Nacional da Juventude da UNEGRO em Olinda - Pernambuco.

 

Para todo processo de construção da II CONAPIR, que envolve conferências no âmbito da União, Estados e Municípios defendemos como diretrizes prioritárias:

 

-         Elaboração de Plano de Promoção da Igualdade Racial nas três esferas de governos (municipais, estaduais e federal).

-         Instituição e Fortalecimento de Órgãos de Promoção da Igualdade Racial.

-         Combate ao Racismo Institucional.

-         Observância das demandas da Promoção da Igualdade Racial nos PPAs e nas Peças Orçamentárias nas três esferas de governos.

-         Instituição de Políticas de Estado através da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial; Lei de Cotas e outras medidas normativas ou legislativas de combate ao racismo.

 

Rebele-se contra o racismo !!

Outro Mundo é Justo e mais humano é possível






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho