27 de maio de 2012

Culinária afro-brasileira no Museu da Abolição neste final de semana


Publicado em 24.05.2012, às 13h59

77e9c825b4909da0ea3e08606e9ed86f.jpg
Como Oxalá é puro, o arroz leva apenas mel
Fotos: Divulgação

Do NE10
A comida servida em terreiros de candomblé tem exposição própria no Recife, neste final de semana. O Museu da Abolição, na Madalena, Zona Oeste do Recife, recebe 3ª Mostra de Culinária de Terreiro de sexta-feira (25) até o domingo (27). O evento é gratuito.

Um Xirê, cânticos em língua africana para todos os orixás, abre a mostra às 19h. Babalorixás e yalorixás estarão reunidos pela terceira vez na exposição, para mostrar a tradição dos pratos e as influências deles na mesa dos pernambucanos.

São 13 Terreiros e 29 pratos, como acarajé, xinxin, vatapá, entre outros. Confira alguns exemplos:
- Ijexá: oferecido na Barraca de Oxum preparado com feijão macassar, camarão, peixe, azeite de oliva, cebola.
- Aberén: oferecido na Barraca do Orixá Nanã, preparado com quiabo, camarão, castanha de caju, azeite de oliva, cebola e cebolinho.
- Latabá de milho verde: oferecida na Barraca do Orixá Obá, preparada com milho verde, camarão, amendoim em pó, castanha em pó, gengibre ralado, azeite de dendê, cebola e cebolinho.


Este é o Itepé (comida de Oxum), feito com inhame, dendê, camarão seco, camarão fresco, cebola, sal e cebolinho

OFICINAS - Além da exposição e da degustação das comidas afro-brasileiras, haverá a oficina "Aprendendo com quem sabe". São quatro sessões: no sábado e no domingo, das 17hs às 18hs e das 18hs às 19h.

SERVIÇO

O Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150, na Madalena, Recife-PE 
A entrada é gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho