7 de maio de 2012

Brasília abre exposição "Israel e a Fé Bahá´í"



Até o dia 14 de maio, o público brasiliense terá a oportunidade de conhecer cores, traços e paisagens deslumbrantes do território israelense, ligadas à história e aos ensinamentos da religião bahá’í. Trata-se da exposição “Israel e a Fé Bahá'í: Imagens de uma Comunidade Global”, que será montada no Shopping Iguatemi, no Lago Norte

 Shar











Até o dia 14 de maio, o público brasiliense terá a oportunidade de conhecer cores, traços e paisagens deslumbrantes do território israelense, ligadas à história e aos ensinamentos da religião bahá’í. Trata-se da exposição “Israel e a Fé Bahá'í: Imagens de uma Comunidade Global”, que será montada no Shopping Iguatemi, no Lago Norte.
A cerimônia e coquetel de abertura aconteceu ontem, às 19h, com a presença do Embaixador de Israel, Rafael Eldad, e do Secretário Geral da Comunidade Bahá’í do Brasil, Carlos Alberto Silva. Os trinta painéis, produzidos em parceria pela Embaixada e a Comunidade Bahá'í, serão expostos na área internacional do Shopping, localizada no 1º piso.
A Fé Bahá'í é uma religião mundial, independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas. Seus ensinamentos têm o objetivo unificar a espécie humana e estabelecer a igualdade entre os povos, sem distinções de gênero, credo, raça, cor ou ideologia. Nascida na antiga Pérsia em 1844, atual Irã, foi fundada por Bahá’u’lláh – título que, em árabe, significa “Glória de Deus”.
“A ligação bahá’í com o território israelense data do final do século XIX, quando Bahá’u’lláh foi exilado e mantido como prisioneiro na cidade-prisão de ‘Akko, então parte do Império Otomano”, informa Carlos Alberto. “Lá Ele passou vários anos, até que veio a falecer, em 1892, na região de Bahjí, uma propriedade próxima a ‘Akko que hoje abriga Seu Santuário”, diz ele.
Os bahá’ís compartilham com judeus, cristãos e muçulmanos a crença de que o território de Israel corresponde à Terra Santa, prometida por todos os Manifestantes de Deus. “A Fé Bahá'í convive pacificamente com todas as religiões, e realmente coloca em prática seus ensinamentos de unidade entre todos os povos da Terra”, declara o Embaixador de Israel, que é seguidor da doutrina judaica.
Como as grandes religiões do passado, a Fé Bahá’í tem uma forte ligação com o Monte Carmelo, local designado por Bahá’u’lláh para abrigar os restos mortais do Báb, o Profeta Precursor da religião. Lá foi erguido o Centro Mundial Bahá’í, composto por alguns dos principais edifícios sagrados e administrativos dessa comunidade religiosa, que hoje conta com mais de 7 milhões de adeptos por todo o mundo.
O Santuário do Báb, com seu domo dourado, paredes de mármore italiano e pilares de granito, é conhecido como “a Rainha do Carmelo”, e pode ser visto a quilômetros de distância na baía de Haifa, uma das principais cidades israelenses. Os jardins bahá’is, compostos por 19 patamares, são considerados a “oitava maravilha do mundo”, e foram declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 2008.
“Os jardins sagrados bahá'ís e seus santuários em Israel são belíssimos. São a atração turística mais visitada da cidade de Haifa”, afirma Eldad. Segundo Carlos Alberto, centenas de milhares de bahá’ís passam por ali anualmente, em peregrinação.
A Fé Bahá’í possui seguidores em mais de 180 países, ilhas e territórios, sendo a segunda religião geograficamente mais difundida em todo o mundo, segundo a Enciclopédia Britânnica. No Brasil, são cerca de 57 mil pessoas que se dedicam ao serviço à humanidade, com base na crença de que “a Terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos”. Para saber mais, acesse www.bahai.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho