18 de março de 2012

Encontro debate o conhecimento científico do jornalismo



Seminário na FAPESP debate o conhecimento científico do jornalismo no Brasil, com homenagem a Alberto Dines e presença de grandes nomes do jornalismo brasileiro
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realizará, no dia 22 de março (quinta-feira), a partir das 9h, o seminário “Conhecimento científico do jornalismo no Brasil: a contribuição de Alberto Dines”, por ocasião do octogésimo aniversário de nascimento do jornalista, comemorado em fevereiro de 2012. O evento será uma oportunidade de reflexão sobre a sistematização do conhecimento e da prática do jornalismo no Brasil, que tem na figura de Alberto Dines uma de suas mais importantes contribuições.
Embora muitos ainda o considerem uma arte ou um ofício, o jornalismo conquistou, ao longo do século 20, reconhecimento como um conjunto de procedimentos passível de estudo sistemático e apto para o desenvolvimento de técnicas universalmente aplicáveis com resultados de alguma forma previsíveis. No Brasil, um dos pioneiros nesse tipo de abordagem para o jornalismo é Alberto Dines, responsável pela introdução no País de inovações como a comparação sistemática de produtos jornalísticos com o objetivo de obter algum tipo de conhecimento universal, a crítica da mídia e a prática de jornalismo na internet.
Ele também é o autor de um dos maiores clássicos da literatura acadêmica sobre jornalismo, “O Papel do Jornal”, há mais de 40 anos adotado na bibliografia de quase todos os cursos de graduação e pós-graduação em jornalismo no País. Na Universidade Estadual de Campinas, ele foi um dos responsáveis pela criação do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo), um centro de referência, no Brasil e na América Latina, para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. O jornalista também está à frente do Observatório da Imprensa, uma iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) com transmissão por Internet, TV e rádio, focada na crítica da mídia e que se transformou em um fórum per manente para discussões sobre a prática do jornalismo no Brasil.
Entre os jornalistas e acadêmicos palestrantes estarão Celso Lafer, Fernando Gabeira, José Marques de Melo, Sérgio Vilas-Boas, Carlos Eduardo Lins da Silva, Caio Túlio Costa, Eugênio Bucci, Carlos Vogt e Luiz Egypto, que falarão sobre diferentes aspectos da mídia no Brasil, além do próprio Alberto Dines, que encerrará o encontro. A programação completa e a ficha de inscrição podem ser acessadas no site da FAPESP, diretamente no endereço www.fapesp.br/6845

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho