17 de janeiro de 2012

França: ano de 2012 dedicado à vida consagrada



















Paris (RV) – O ano que a Igreja francesa se prepara a viver será um ano dedicado à promoção da vida consagrada, sobretudo entre os jovens. Como informa uma nota da Conferência dos Religiosos e Religiosas da França (Corref), nos próximos doze meses estão sendo programados eventos e encontros e serão publicados subsídios e meios informativos para conhecer a realidade e a diversidade da vida consagrada no país.

Uma realidade - continua a nota - que “é enriquecida por 40 mil religiosos e religiosas, monges e monjas, membros dos institutos seculares e consagrados das novas comunidades, sem esquecer dos eremitas”, para demonstrar que “a vida consagrada é uma componente importante da Igreja na França”.

Ela, de fato, “reúne todos aqueles que, de diferentes formas, por amor a Deus e pelo mundo, se lançam na aventura humana e espiritual do dom total da própria vida a Cristo e aos demais”. “Esta escolha, destaca a Corref, “leva ao celibato e nasce de uma experiência intensa e íntima do amor de Deus”. Junto com a Corref, também o Serviço Monástico, o Conselho Nacional dos Institutos Seculares da França (Cnisf) e o Serviço Nacional para a Evangelização dos jovens decidiram colaborar na organização dos eventos.

Em particular, assinala-se de 27 a 29 de janeiro, em Rueil Malmaison, o encontro nacional dos jovens religiosos e religiosas da França, sobre o tema “Missionários da esperança”; de 19 a 25 de março, em Lourdes, a Assembleia Geral da União das Conferências Europeias dos Superiores e das Superioras Maiores; de 31 de março a 01 abri, em Paris, a Assembleia Geral do Cnisf; dia 29 de abril, Jornada Mundial das Vocações, missa ao vivo com os jovens religiosos e religiosas do país em Paris.

E não só: de 17 a 20 de maio, está agendado um encontro com os jovens e adultos com o tema “A vida religiosa, por quê?”, enquanto de 12 a 15 de novembro, em Lourdes, se realizará a Assembleia Geral da Corref. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho