Cláudio Isaias
A festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, que será realizada no dia 2 de fevereiro de 2012, vai apostar na diversidade. Uma das mais tradicionais comemorações religiosas de Porto Alegre terá um caráter plural e ecumênico, conforme o provedor do evento, André Vasques. Segundo ele, a procissão organizada pela Igreja Católica pretende contar com simpatizantes das religiões umbandistas, do espiritismo e de outros credos. "Queremos ser um espaço plural, ou seja, onde possamos receber todas as pessoas independentemente de religião para rezar e caminhar conosco na procissão", destaca.
Para André Vasques, a Igreja Católica não perde a sua identidade pelo fato de receber de braços abertos os irmãos de outras religiões. "Todos são bem-vindos para fazer parte desse grande movimento de amor e paz que ocorre na Festa de Navegantes", acrescenta.
O pároco do Santuário de Navegantes, padre Remi Maldaner, ressalta que no dia 2 de fevereiro a cidade de Porto Alegre para e coloca milhares de pessoas nas ruas "num movimento de paz, harmonia, respeito e tolerância".
"Na Festa de Navegantes, recebemos a todos. Não importa a classe social, religião, raça ou opção sexual", comenta.
De acordo com o coordenador Juarez Vasques, a festa deverá reunir cerca de 300 mil pessoas e terá queima de fogos de artifício, missa campal celebrada pelo arcebispo dom Dadeus Grings e uma apresentação da soprano Cristina Sorrentino. Além disso, estão previstos shows musicais com artistas gaúchos e uma atração nacional ainda não definida pela organização.
No dia de hoje, será realizado o lançamento oficial da 137ª edição da Festa de Navegantes, com a presença do prefeito José Fortunati e do patrocinador do evento, o banco Itaú. A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul realiza uma apresentação no ginásio Arthur Wickert. No dia 20, o coral do Colégio Anchieta faz uma homenagem aos usuários do abrigo Felipe Diehl, administrado pela Igreja dos Navegantes.
No dia 22 de janeiro, a imagem da santa será levada para a Igreja do Rosário, no Centro de Porto Alegre. A estátua ficará no local até a procissão terrestre, no dia 2 de fevereiro.
Conforme André Vasques, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes percorrerá o trajeto tradicional somente por via terrestre. De acordo com o provedor da Igreja dos Navegantes, o trajeto fluvial restringe a participação dos fiéis. Com todas as embarcações disponíveis, apenas quatro mil pessoas participam da procissão.
Fonte: Jornal do Comércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.