14 de dezembro de 2011

Ensino Religioso passa a fazer parte da grade curricular das escolas municipais


Educação
 
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 Ensinar a ética, os valores humanos e a postura de respeito à diversidade religiosa são as atribuições constantes no Projeto de Lei enviado pelo prefeito Paulo Mustrangi à Câmara dos Vereadores, que insere o ensino religioso no currículo escolar das escolas municipais a partir do próximo ano.
O edital do concurso público, publicado no último sábado (10/12) disponibilizou 200 vagas para a categoria de professor da disciplina. 
 Os interessados em participar do processo de seleção para uma vaga de professor de ensino religioso devem possuir curso de licenciatura plena em qualquer área e ter uma licença emitida por autoridade religiosa competente. Os profissionais serão selecionados mediante aprovação no concurso público de provas e títulos e a carga horária de trabalho é de 18 horas semanais.
 Na tarde de segunda-feira (12), Mustrangi participou do evento em comemoração ao Dia da Bíblia, acompanhado pelo presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Petrópolis (COMEMPE), pastor Adilson Luiz da Silva. O prefeito comentou sobre a importância da implementação do ensino religioso nas escolas.
 “Temos que resgatar valores humanos e o ensino religioso ajuda a fortalecer este viés. Acredito que essa ação possibilitará os estudantes a interagirem de maneira diferenciada dentro dos espaços sociais. Quero salientar que o ensino religioso não terá o caráter confessional. O objetivo maior é trabalhar a tolerância, assegurando o respeito à diversidade religiosa e cultural existente no país”, assegurou Mustrangi.
 Vale ressaltar que o monumento a Bíblia, instalado na Praça da Liberdade, foi restaurado pelo atual governo municipal.
 
Responsabilidades genéricas da profissão
 Algumas das responsabilidades genéricas do exercício da profissão incluem a atualização em relação aos conhecimentos inerentes à especialidade docente; planejamento, requisição e manutenção dos suprimentos das atividades pedagógicas; interar-se do conteúdo programático do Ensino Religioso a partir de orientações provenientes das respectivas autoridades religiosas; manter comportamento idôneo e coerente com valores preconizados pelo ensino religioso; participar e implementar propostas pedagógicas dentro da unidade escolar onde o profissional estiver inserido; cumprir as orientações emanadas da direção da unidade escolar e dos demais órgãos da Secretaria de Educação e exercer a docência de acordo com a especialidade, direcionada a alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

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