18 de novembro de 2011

Intolerância Religiosa: Crimes Contra Muçulmanos Sobem 50% nos EUA em 2010

Por Ana Araújo|Repórter do The Christian Post


O FBI divulgou, nesta segunda-feira, dados que mostram a intolerância religiosa nos Estados Unidos. Os “crimes de ódio racial” contra a comunidade muçulmana que vive no país aumentaram em quase 50%.
Segundo o relatório, foram registrados 107 casos deste tipo de crime motivado pelo preconceito em 2009, contra 160 casos registrados em 2010.
Apesar da tolerância religiosa e da liberdade de expressão serem marcas fortes do povo americano, após os atentados de 11 de setembro, uma pesquisa mostrou que 4 em cada 10 pessoas nos Estados Unidos admitem ter pelo menos um pouco de preconceito contra mulçumanos. O dobro se comparado com outras religiões.
No ano anterior aos atentados, realizados por radicais que dizem agir em defesa do Islã, o Departamento de Justiça americano tinha registrado 28 casos de crime de ódio, contra estes religiosos.
As estimativas do número de Mulçumanos que vivem nos Estados Unidos variam entre 2,5 milhões e 6 milhões, segundo o Conselho de Relações Árabes-Americanas.
O Instituto Gallup os ouviu em uma pesquisa feita em parceria com uma agência ligada ao governo de Abu Dhabi, 93% dos entrevistados consideram a comunidade leal aos EUA, 92% disseram que os Muçulmanos que vivem no país não têm simpatia pela rede terrorista al-Qaeda.
Existem hoje 1,9 mil mesquitas em solo norte-americano. A mais antiga do estado de Nova York foi fundada em 1940.
Os crimes contra judeus registraram queda, com 887 casos em 2010 e 931 no ano anterior.
Os crimes contra católicos aumentaram levemente, com 51 casos em 2009 e 59 no ano seguinte.
Segundo o Conselho Nacional de Igrejas dos Estados Unidos e do Canadá, o número de paroquianos católicos nos EUA aumentou no último ano. Em 2010, o número total subiu para 145,8 milhões de pessoas, o que supõe uma diminuição de 1,05 por cento respeito ao ano anterior.
As razões do aumento obedecem principalmente à imigração procedente de países latino-americanos de tradição católica.
O número total de incidentes classificados como crimes de ódio cresceu de forma marginal em 2010 para 6.628 casos, dos quais 47,3% estiveram motivados por ódio racial e 20% por ódio religioso, segundo o FBI.

Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho