24 de novembro de 2011

Exposição marca o Dia da Consciência Negra em Caruaru

Fonte: NE10


a71da192442d3e8cb7da6e0a3aea1cb6.jpg
Exposição presta homenagens aos moradores da comunidade quilombola de Queimadinha
Foto: Divulgação
Do NE10 Núcleo SJCCC/Caruaru
Para marcar as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, que acontece nesta sexta-feira (25), o Museu do Barro de Caruaru (Mubac) abriga a exposição “O Boi Tira-Teima: a história de um povo”.
O evento presta homenagem à comunidade quilombola de Queimadinha, localizada em Caruaru, através do acervo fotográfico do caruaruense Antônio Preggo. A mostra, conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, Fundarpe  e da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.
Além da exposição, outros eventos também fazem parte sua programação, como a apresentação de aulas-espetáculo e a palestra com o professor e historiador George Pereira da Silva, sobre "As contribuições do negro na cultura e na economia do Brasil".
De acordo com a gestora do Mubac, Amélia Campelo, a comemoração do Dia da Consciência Negra já é uma tradição no museu. "Todos os anos trabalhamos com eventos comemorativos sobre o tema. Este ano resolvemos homenagear a comunidade de Queimadinha, através do Boi Tira -Teima, por se tratar de uma tradição importante da região e também o Mestre Gersino que faleceu em julho deste ano", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho