24 de novembro de 2011

Espaço da Poesia faz homenagem ao Mês da Consciência Negra e lança o livro "Lipoaspirados"

Por Redação Pantanal News/FCMS

O Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura, realiza nesta sexta-feira (25), às 18h30, a última edição do projeto “Espaço da Poesia -2011”. A iniciativa leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio poético com outras manifestações artísticas. A entrada é gratuita.

Além de homenagear o mês da Consciência Negra, durante o evento haverá o lançamento do livro “Lipoaspirados”, de Elias Borges e a apresentação do livro “Garatujas”, de Ariadne Cantú. Na ocasião, Elias Borges levará convidados especiais como a professora doutora em Literatura, Rosana Zanelato, e o professor Daniel Rossi que farão breves incursões em sua literatura.

No Mês da Consciência Negra a programação musical do Espaço da Poesia ficará por conta do Coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, do Grupo de Violão Ogiro380 e do cantor Zé Geral. O público vai poder apreciar também a dança ritualística feita pelo grupo Ilè Dará Agan Oyá Asé Elegbara Omodé, de um centro de práticas religiosas de matriz africana, Candomblé Ketu, fundado em 1989, na Capital, e que foi criado com o objetivo de promover a religiosidade de matriz africana e desmitificar a religião dos Orixás.

Garatujas

O livro “Garatujas”, de Ariadne Cantu, vem recheado de deliciosas surpresas. A autora revela mais uma faceta de sua incursão pela literatura, a poesia. Inspirada pelo imortal Mário Quintana, Ariadne, sem pudor algum, desnuda sua alma, numa criação que propõe uma interação com o leitor que é convidado a preencher os vazios (espaços em branco) com sua intervenção. A interação maior, entretanto, está entre a escritora e ela própria, mostrando uma sensibilidade ímpar ao deixar acontecer em palavras que escorrem sentimentos, a leveza de suas emoções e a delicadeza de seu olhar sobre o amor.

Lipoaspirados

O livro de contos “Lipoaspirados”, do poeta e escritor Elias Borges, propõe um encontro entre o leitor, as estranhezas da existência humana e as feridas abertas no tempo. Seus microcontos variam dentro de um universo comezinho marcado por uma fina ironia que só cabe quando se sujeita a literatura, à percepção do leitor.

O Giro 380

O Instituto de Ação Social de Desenvolvimento Educacional e Cultural, O Giro 380, nasceu com o princípio de cumprir uma função social, apoiada na busca pela cidadania e pelos direitos humanos. Sua missão é realizar ações voltadas para crianças e adolescentes de comunidades carentes localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul.

Coral da FCMS

O Coral da FCMS foi criado na atual gestão do governo do Estado com o objetivo de incentivar servidores e membros da comunidade à prática do Canto Coral. O grupo representa um meio de socialização dos funcionários da instituição cultural e integração com a comunidade. Sob regência do Maestro Denis Lopes, consagrado regente, cantor e organizador de coros e coordenação da servidora Isolina Saraiva Nantes, o Coral da FCMS tem uma diretriz temática com repertórios específicos em épocas de Festas Juninas, Festas de Primavera e Natalinas. Com mais quatro anos de existência e uma performance criativa, o coral já realizou inúmeras apresentações em eventos do governo estadual, da comunidade local e da iniciativa privada.

Zé Geral

Zé Geral é cantor, compositor e produtor cultural auto-didata, natural de Minas Gerais. Vive em Campo Grande desde 1990 e assumiu de maneira natural, durante os anos, um papel relevante no cenário cultural do estado na divulgação e estímulo da música sul-mato-grossense. É o criador do Sarau do Zé Geral, um dos importantes espaços culturais da cidade, onde tem revelado importantes nomes no meio musical.

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum). Mais informações na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural ad FCMS no telelefone (67) 3316-9155 ou 3316-9165.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho