21 de novembro de 2011

Cinema com temática de direitos humanos

Mostra no CCBB vai exibir 54 filmes sul-americanos sobre a questão

POR PAULO RICARDO MOREIRA

Rio - A 6ª ‘Mostra de Cinema e Direitos Humanos’ vai apresentar mais de 240 filmes produzidos na América do Sul sobre esta temática. No Rio, a abertura do evento acontece hoje, às 15h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde haverá três sessões diárias, até o próximo dia 30, com entrada gratuita.

“A mostra comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nas Nações Unidas. A ideia é sensibilizar a população sobre os temas que envolvem a questão”, diz Miguel Mesquita, assessor técnico da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, responsável pelo evento.

Pela primeira vez, todas as capitais do País vão participar da mostra. No Rio, numa sala de 50 lugares do CCBB, serão exibidos 54 filmes, dos quais 12 são internacionais. Entre os brasileiros, destacam-se os longas ‘Central do Brasil’, com Fernanda Montenegro, e ‘Bicho de Sete Cabeças’, estrelado por Rodrigo Santoro, o documentário ‘Quem se Importa’ e o curta ‘A Dama do Peixoto’.

“Temos filmes argentinos, chilenos, venezuelanos e até uma coprodução entre México e Cuba”, conta Miguel, acrescentando que a sexta edição da mostra traz uma novidade: “Vamos ter um serviço de audiodescrição para os deficientes visuais, além de todos os filmes terem legendas, para que os deficientes auditivos possam assisti-los”.

Este ano, os organizadores receberam 40% a mais de filmes do que em 2010. A seleção contempla produções que tratam sobre direitos de crianças e adolescentes, cidadania LGBT, saúde mental, tortura e pessoas idosas ou com deficiência.

Fonte: O Dia On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho