13 de outubro de 2011

MOBILIZAÇÃO DE AÇÕES PELOS BAHÁ'IS NO IRÃ

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA
Brasília,   09 de Outubro de 2011.
Circular   57/2011
Caros irmãos e irmãs,
 
Infelizmente, mais uma vez temos que novamente nos mobilizar para apoiar e ao mesmo tempo, manifestar nossa solidariedade e repulsa por mais estas ações que estão sendo perpetradas aos irmãos Bahá’ís no Irã, as quais seguem descritas, com algumas propostas de ações concretas as quais todos podemos contribuir.
De pronto nos comprometemos a como nas outras vezes, divulgarmos o máximo em nossas redes, nacionais e internacionais,   estas informações, e buscarmos suscitar a participação dos diversos segmentos religiosos e ativistas dos direitos humanos, no sentido de contribuírem com ações concretas propostas abaixo.
Pela URI Brasília, estaremos preparando ofícios a serem enviados aos organismos internacionais e nacionais, manifestando nossa preocupação e ao mesmo tempo solicitando que cessem estas ações nefastas, bem como, que haja manifestações oficiais dos governos relativas a  estes fatos, que já são de conhecimento dos organismos de defesa dos direitos humanos internacionais.
Agradecemos nossos irmãos Baha’ís pelas informações precisas que ora repassamos em detalhes:
Os bahá'ís no Irã estão passando por mais um momento delicado e precisamos da manifestação das ONGs e redes brasileiras em defesa de seus direitos humanos. Resumidamente, o governo iraniano está atacando os arranjos educacionais que os bahá'ís iranianos encontraram como alternativa à negativa ao direito à educação superior.
Professores universitários bahá'ís foram despedidos em função de sua crença religiosa, assim como jovens bahá'ís foram (e ainda são) barrados ou expulsos das universidades pelo mesmo motivo. Para suprir esta lacuna educacional, os professores ofereciam aulas voluntariamente aos jovens. Este arranjo informal evoluiu desde os anos 80 para se transformar no Instituto Bahá'í de Educação Superior (BIHE - sigla em inglês). Apesar de sua informalidade, a qualidade dos cursos oferecidos tem sido reconhecida por universidades nos Estados Unidos e Canadá.
Cerca de 40 lares de bahá'ís ligados ao BIHE foram atacados simultaneamente em cidades diferentes do Irã em maio deste ano. Muitos foram presos, interrogados e liberados. Outros sete indivíduos estão sendo julgados deste 25 de setembro. Recentemente, o Irã considerou o BIHE ilegal e uma ameaça a segurança nacional.
O advogado de defesa dos bahá'ís em julgamento, Sr. Soltani, foi preso dias antes do início dos julgamentos. Ele é um renomado ativista de direitos humanos e fundou, junto com a Nobel da Paz Shirin Ebadi, o Centro de Direitos Humanos em Teerã, fechado pelo governo iraniano. Os julgamentos apresentam um contexto análogo ao das sete lideranças bahá'ís julgadas e condenadas no ano passado: violam direitos humanos internacionais e o próprio código penal iraniano.
Renomados indivíduos como Desmond Tutu e José Ramos-Horta, ambos vencedores do Nobel da Paz, e Leonardo Boff já manifestaram seu repúdio à esta grave violação do direito à educação que se insere em um quadro mais amplo de violação dos direitos humanos.
Gostaríamos de consultar como a URI ou as organizações individualmente poderiam se manifestar de alguma forma. Estas são algumas das ações que sugerimos:
a) Carta ao MRE solicitando que o Brasil se posicione em relação aos julgamentos. Dentre outros, pode-se pedir que o Brasil envie um observador para os julgamentos no Irã (não sabemos se já foram todos concluídos) e que se manifeste bilateralmente, demonstrando condenar e estar atento às violações de direitos humanos cometidas pelo Irã. Tal carta pode ser enviada pela Conectas ou por um grupo de ONGs.
b) Notas e manifestos para jornais e revistas.
c) Cedendo entrevistas, caso jornais e revistas solicitem um posicionamento de ongs e redes brasileiras.
d) Difundindo este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1CN5KDWskUc
e) Solicitando alguma manifestação das Comissões de Direitos Humanos e Relações Exteriores da Câmara e do Senado. Para conhecimento, o Congresso Nacional vem tomando algumas providências, principalmente em função da possível execução de um pastor cristão.
f) Replicando nossos releases sobre este assunto em seu site e redes.
g) Como já é de conhecimento de alguns, há uma campanha mundial na qual você envia um cartão-postal para o Irã. No cartão você pode selecionar a mensagem que deseja enviar como por exemplo: "eu discordo da política iraniana de discriminação aos bahá'ís", "os prisioneiros do BIHE devem ser libertados imediatamente", etc. O custo do selo é R$1,10.
Obrigada e ficamos no aguardo.
Abraço,
Daniella Hiche
Relações Institucionais
Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo
Comunidade Bahá'í do Brasil
Contato:
daniella.hiche@bahai.org.br
55+61+3255-2200
http://sasg.bahai.org.br
http://bahai.org.br
Que possamos nos mobilizar.
Atenciosamente
 
Elianildo Nascimento e Iza Marina
URI BRASÍLIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho