13 de outubro de 2011

Aprender a Viver Juntos

 
 
INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA
Brasília,   09 de Outubro de 2011.
Circular   57/2011
Caros irmãos e irmãs,
A GNRC – Rede Global de Religiões a Favor da Infânciawww.gnrc.net é uma rede mundial idealizada por uma organização budista japonesa,  que no processo de  internacionalização, iniciou em 2006 seus trabalhos no Brasil, com  apoio da Pastoral da Criança (CNBB).   
Assim, desde o ano passado vem investindo na formação de educadores e líderes para divulgar sua missão e favorecer a aplicação de seu principal instrumento de trabalho: o manual “Aprender a Viver Juntos”.
Esta ferramenta, o manual, traz os princípios da GNRC frente ao seu compromisso de proporcionar as crianças e jovens do mundo o desfrute do direito de viver, prosperar e serem agentes ativos num mundo em transformação, através de suas próprias contribuições positivas para a estruturação de um mundo de paz e dignidade para todos, onde as diferenças e igualdades tenham seu lugar e seu destaque.
O manual Aprender a Viver Juntos é um recurso adaptável que pode ser utilizado com crianças e jovens de qualquer contexto cultural, religioso e social, com a finalidade de nutrir valores comuns e o respeito mútuo por suas diferentes origens, tradições e culturas. Este recurso permite estimular o potencial inato da criança/jovem e sua espiritualidade, valorizando sua esperança de criar um mundo melhor e possibilitando que ele se veja como um indivíduo ativo nesse processo.
Os objetivos são fortalecer a criança e o adolescente com o compromisso da justiça, do respeito aos direitos humanos e da criação de relações harmoniosas entre as pessoas em sua sociedade. Através da proposta do programa de Educação Ética http://www.ethicseducationforchildren.org/es, pautado na prática de valores que propõem uma dinâmica intercultural e interreligiosa, educadores são formados para trabalhar com seus grupos de crianças e jovens dentro de uma perspectiva de desenvolvimento da capacidade de compreender e respeitar pessoas que não fazem parte de sua cultura ou religião e estimular nestes grupos o sentimento de pertencer a um universo, que vai de seu microcosmo a um macrocosmo, chegando a uma comunidade mundial.
Assim, a organização no DF, está convidando 03 representantes da URI Brasília instituição - educadores e jovens líderes - que tem interesse em programas de Educação Ética a participar da primeira Oficina de Formação em Educação Ética através da metodologia do manual Aprender a Viver Juntos, que será realizada nos dias 11 a 15 de novembro de 2011, no Centro Cultural de Brasília, Endereço SGAN L2 - Asa Norte Quadra 601 Módulo “B” – Telefone: (61) 3426 0400. Esta Oficina contará com a presença de representantes de diversas instituições de caráter social, cultural e/ou religioso, de Brasília e de outras regiões do Brasil. A presença de representantes de sua instituição em muito contribuirá e enriquecerá nossa atividade.  
Segue em anexo a ficha de inscrição que deverá ser encaminhada para o endereço eletrônico: vania@pastoraldacrianca.org.br, impreterivelmente, até o dia 14 de outubro de 2011.
A organização do GNRC se responsabilizará pelas hospedagens e alimentação durate o evento dos inscritos, e a participação é gratuita.
Tivemos participando e colaboramos com uma reunião realizada na Pastoral da Criança, onde pudemos colaborar fornecendo contatos inter-religiosos, e diversas lideranças religiosas estiveram presentes, bem como redes e movimentos, com o intuito de contribuírem com esta proposta tão representativa.
Peço desculpas pela demora em enviar o convite que já foi encaminhado anteriormente pela própria coordenação do GNRC, e que neste instante reforçamos, por haver tido problemas com o computador pessoal, de maneira que reiteramos a necessidade de termos pessoas com perfil para este projeto, em especial, jovens e pessoas das organizações com experiência com jovens, para posteriormente podermos desenvolver atividades.
Atenciosamente,
 
Elianildo Nascimento e Iza Marina
URI BRASÍLIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho