5 de outubro de 2011

Atitude laica da BBC faz Vaticano explodir em ira

A emissora pública de radiodifusão britânica British Broadcasting Corporation (BBC) mudou a forma como se refere aos anos da nossa era e, com isso, acabou sendo vítima da ira do Vaticano, que por meio de seu jornal, L'Osservatore Romano, disparou contra a emissora, chamando a medida tomada de "hipocrisia historicamente insensata".

A datação feita pelos meios de comunicação católicos tradicionalmente se referia aos anos como Antes de Cristo e Depois de Cristo. Portanto estariamos vivendo em 2011 DC. A BBC acabou mudando a forma para Antes da Era Comum e Era Comum (portanto, 2011 EC), para não causar problemas com membros de outras religiões.

A reação feroz do Vaticano não tardou. O jornal afirma que a BBC "pretende" na realidade cancelar "qualquer raiz do cristianismo no mundo". Um exagero que só o papa Bento XVI endossa.

O jornal oficial do catolicismo vai além e ainda prega contra outras religiões e contra a própria ciência, ao afirmar que "negar a função historicamente revolucionária da vinda de Cristo à terra, aceita também por quem não lhe reconhece como filho de Deus, é uma estupidez do ponto de vista histórico, e sabem disso tanto os judeus quanto os muçulmanos".

O despautério segue nas páginas do house-organ religioso: "Muitíssimos não cristãos disseram que não se sentem ofendidos pela datação tradicional antes de Cristo, AC, e depois de Cristo, DC. O que está bem claro é que o respeito a outras religiões é só um pretexto, porque o que se procura é cancelar qualquer raiz de cristianismo da cultura ocidental", esbravejou o jornal, tentando achar pelo em ovo.

O problema é que ele não traz nenhum depoimento de judeus ou muçulmanos, por exemplo, sustentando sua alegação. Os judeus comemoraram recentemente mais uma passagem de ano e, sem dúvida, não estão ligando muito para a forma como o "ocidente cristão" data sua passagem do tempo, muito menos os muçulmanos, mas há uma distância grande em dizer que os membros dessas religiões não se sintam ofendidos com essa imposição da religião cristã.

O reacionário artigo esbraveja contra a ideia porque ela é de "péssimos antecedentes". Citando a Revolução Francesa, o fascismo de Mussolini e erradamente a Revolução Russa, o jornal do Vaticano omite e distorce a história, quando afirma que Lênin mudou a forma de datação após a revolução.

A Revolução Russa simplesmente abandonou o calendário Gregoriano, adotado pela Igreja Ortodoxa, adotando o calendário seguido pelos países ocidentais, justamente o "instituído" pelo Vaticano. É por isso que a Grande Revolução de Outubro é comemorada, na verdade, em 7 de novembro e é por isso que na Rússia, hoje, é o dia 4 de outubro, e não 21 de setembro.

Para a publicação, o momento do "nascimento de Cristo" marca o surgimento da ideia de que todos os seres humanos são iguais, e seria impossível negar o "princípio sobre o qual se fundam os direitos humanos, princípio que até esse momento ninguém tinha mantido e que tem base na tradição cristã".

O maior problema é que não há nenhuma evidência histórica sobre qual foi o verdadeiro momento de "nascimento" daquele que o cristianismo diz ser o "Filho de Deus".






FonteVermelho Com agências

2 comentários:

  1. Escrevi alguma coisa sobre este artigo no meu blog. Link abaixo.
    http://www.padreluisfernando.com/2011/10/hipocrisia-da-hipocrisia.html

    ResponderExcluir
  2. O Papa Bento XVI está certíssimo em defender a maeneira correta de descrever a datação. Pertencemos a Jesus Cristo e não a uma Era Comum qualquer.

    ResponderExcluir

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho