22 de setembro de 2011

ONU reforça luta contra racismo e discriminação racial

Matéria reproduzida em: Prensa Latina

Nações Unidas, 22 set (Prensa Latina) Presidentes e chanceleres de 60 países comemoram hoje o décimo aniversário da Declaração de Durban adotada pela Conferência mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância.
  O encontro se realiza na sede da ONU em Nova York visando conseguir uma maior mobilização política e mais ações concretas para a prevenção e combate na matéria, segundo os organizadores.
Os participantes devem aprovar um documento dirigido a todos os governos para outorgarem prioridade à luta contra essas práticas em seus respectivos países.
O foro trabalha em torno do tema titulado Vítimas de racismo, discriminação racial, xenofobia e formas conexas de intolerância: reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
A Declaração de Durban chamou à comunidade internacional a honrar a memória das vítimas da escravatura como médio de reconciliação e cicatrização das feridas daquela tragédia.
Assim mesmo, reconheceu que alguns têm tomado a iniciativa de lamentar o sucedido, expressar remorso ou pedir perdão e instou aqueles que ainda não tenham contribuído a restabelecer a dignidade das vítimas para encontrarem a maneira adequada do o fazer.
O mundo celebra este 2011 o Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes, instituído pela ONU para impulsionar o pleno desfrute dos direitos econômicos, culturais, sociais, civis e políticos dessas comunidades.
Trata-se de um acordo adotado em 2009 pela Assembléia Geral, a qual reafirmou a validade de todas as declarações, convênios e outros instrumentos internacionais vinculados ao desenvolvimento dos herdeiros do legado africano.
O propósito do acordo da Assembléia é fortalecer as ações nacionais e a cooperação internacional em benefício dos afro-descendentes e seus direitos e promover um maior conhecimento e respeito da diversidade de sua herança e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho