21 de setembro de 2011

[FOAFRO] O Embondeiro - Dia da árvore

Quero usar as imagens do Embondeiro/Imbondeiro (fotos abaixo) como é conhecido nas terras bantu, ou Baobá, que é o nome mais popularizado, para prestar minha homenagem e meus agradecimentos às irmãs arvores, que são seres divinos que possibilitam a vida neste planeta.
"Nzambi Karitanga (o auto criado) inicialmente plantou o Embondeiro na bacia do Congo, mas a árvore queixou-se do encharcamento constante das raízes que fazia o tronco inchar. Então, Nzambi Mpungu, o Criador, mudou-a para os Montanhas da Lua da África oriental. Mas o Embondeiro continuou a refilar por causa da humidade desconfortável. O Criador acabou por enfurecer-se, pegou no tronco inchado, e atirou-o para uma parte seca de África. A árvore aterrou de cabeça para baixo, ficando com as raízes definitivamente no a ar."
Quando vejo as fotos abaixo, sei que, pelo menos nesta forma física, não verei o embondeiro lá de casa com tanta pujança, mais com certeza meus bisnetos verão. Quem sabe se a terceira ou quarta geração da Nzo Jiomna dia Nzambi (a Casa dos Filho/Filhas de Deus), que hoje está sob minha responsabilidade, poderá lembrar de mim, já como ancestral, debaixo da sua sombra?
Esta arvore pode viver mais de 600 anos, com alguns relatos de árvores que o teste do carbono indicou 3.000 anos. Então a sua beleza começa a ser revelada a partir de pelo menos uns cinquanta anos... (talvez ainda verei ainda aqui encarnado - risos). As maiores não são necessariamente as mais velhas. O crescimento depende da incidencia de água .
Dependendo da sua idade pode atingir de 20 a 30 metros de altura, o seu tronco poroso pode ter 10 m de diâmetro e pode albergar até 120 mil litros de água, daí resistir a grandes períodos de seca. Pelo facto do seu tronco ser tão largo pode servir de abrigo, de loja, celeiro e até de sepultura
Imbondeiro dá ao humano vários produtos que têm aplicação directa ou indirecta na sua vida quotidiana. Frescas, as folhas podem ser comidas com vegetais, muitas vezes misturadas com outros alimentos. São utilizadas como fermento, consideram-se refrescantes e úteis para diminuir o excesso de transpiração, sendo muitas vezes usadas no tratamento de doenças dos rins, da bexiga, a asma, picadas de insectos e outros.
  • Triturada, tal como as folhas, a casca do imbondeiro pode ser utilizada como condimento como o sal e a pimenta. Fornece uma fibra com a qual se podem fabricar cordas, cestos, tecidos, cordas para instrumentos musicais e até chapéus à prova de água.
  • A polpa farinácea que envolve as sementes sabe a pão de gengibre e tem um agradável sabor acre. São também trituradas para obter farinha alimentar, em tempos de escassez e o seu pólen branco quando misturado com água forma uma espécie de cola.
O Imbondeiro/Embondeiro/Baobá, também tem os seus encantos para, depois do encatamento correto, conceder tudo que lhe pedem.
Também podem ser espaço para oferendas a dinvidades, e assim proporcioanr fertilidade, boas colheitas e prosperidade.
Mas o que eu quero é dizer que cada um/uma de pode adotar uma arvore. Qualquer que seja. Quero, lá na casa de Mutak'lambulu'nguzu, este ano ou no próximo, se possível e se Deus nos der, fazermos um projeto para trabalharmos com os chacareiros que tem chácaras com fundo para o córrego dos camargos, que passa na nossa roça. Eu desci um pouoco aquele córrego e vi que muitos desmataram até as ribanceiras dele e com isso fragilizam a terra, as ároves, a água e a própria sobrevivencia nossa e de muitas outras formas de vida deste planeta.
Se conseguirmos fundos, podemos produzir mudas e começar visitar as chácaras mostrando aimportancia de manter as matas ciliares, de reflorestarmos o que já destruimos e envolver toda a comunidade, a partir das crianças que já estão envolvidas com a Associação Vida Inteira.
Então voltemos ao embomdeiro, várias lendas falam da sua relação com os ancestrais e antepassados e consequentemente com os que ainda estão do lado ce cá, pois estas dimensões se interagem. Outras lendas dizem que o Embondeiro por ser invejoso das outras árvores, teve sua punição de ser colocado de cabeça bara baixo, ou seja, com as raizes para cima,
O seu nome científico é Adansonia Digitata, mas é também conhecida como Baobá Africano. O imbondeiro possui um tronco muito espesso na base, chegando a atingir até nove metros de diâmetro. O seu tronco vai-se estreitando em forma de cone e apresenta grandes protuberâncias. As folhas brotam entre os meses de Julho e Janeiro. Em geral, o imbondeiro floresce durante uma única noite, apenas, no período de Maio a Agosto. Durante as poucas horas da abertura das flores, os consumidores de néctares nocturnos – particularmente os morcegos -, procuram assegurar a polinização da planta.
Tudo no imbondeiro serve para a sobrevivência do ser humano. Vale ressaltar que esta árvore também se constitui em uma fonte preciosa de medicamentos. As suas folhas são ricas em cálcio, ferro, proteínas e lípidos, para além de serem usadas como um poderoso anti-diarreico e para combater febres e inflamações. Um pó feito de folhas secas vem sendo utilizado para combater a anemia, o raquitismo, a disenteria, o reumatismo, a asma, e é usado, ainda, como um tónico.
O seu fruto é denominado múcua. A casca do fruto, é utilizada pelas pessoas como tigelas. A polpa e a fibra de seus frutos são capazes de combater a diarreia, a disenteria e o sarampo. O cerne da fruta combate a febre e inflamações no tubo digestivo; as sementes estão repletas de óleo vegetal, podendo ser assadas, moídas e consumidas como uma bebida que pode substituir o café.
Derrubar um imbondeiro é um sacrilégio em Angola. No que diz respeito à construção e carpintaria, ele só é utilizado quando não há um outro material mais adequado. A sua madeira serve para a construção de instrumentos musicais e o seu cerne rende uma fibra forte usada no fabrico de cordas e linhas.
1234
--
Tata Ngunz'tala
http://associacaovidainteira.blogspot.com/
FOAFRO - DF e Entorno
61- 8124.0946

Visite Rede Afrobrasileira Sociocultural em: http://www.redeafrobrasileira.com.br/?xg_source=msg_mes_network
Para controlar os emails que você receberá em Rede Afrobrasileira Sociocultural, clique aqui
-- =======§§§§§§§=======§§§§§§§=======§§§§§§§=======§§§§§§§======
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "FOAFRO Fórum
Religioso Afro-Brasileiro do DF e Entorno" Para postar neste grupo, envie um e-mail para foafro@googlegroups.com.
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
foafro+unsubscribe@googlegroups.com

Que Deus, Nzambi, Olodumàre, Mawu e cada Nkisi, Orisà, Vodun e Guia nos proteja e ilumine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho