6 de julho de 2011

Sai lista de selecionados do Edital do JAPER

Os 12 projetos serão contemplados com apoio de até R$ 25 mil para desenvolverem suas propostas por um ano, sob monitoramento da BrazilFoundation.

Saiu a relação dos 12 projetos selecionados pelo Edital do Plano de Ação Conjunto Brasil/Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica - JAPER. São iniciativas de organizações da sociedade civil, que serão contempladas com o apoio de até R$ 25 mil. As propostas deverão ser executadas em até 12 meses, sob monitoramento da BrazilFoundation.

O Edital para o Programa de Pequenas Doações do JAPER foi lançado oficialmente em novembro de 2010, apresentando três linhas de apoio: Educação voltada à promoção da igualdade racial; Acesso à justiça; e Promoção da equidade étnica e racial na mídia.

Assinado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos em março de 2008, o JAPER está compromissado com a colaboração contínua entre os dois países. O Plano tem como objetivos a eliminação da discriminação racial e étnica e a promoção da igualdade de oportunidades em ambos os países. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, juntamente com o governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e a BrazilFoundation, são parceiros na iniciativa.

Selecionados

1. NOME DO PROJETO:  Camutuê
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Instituto de Juventude Contemporânea
LOCAL (Cidade e Estado):  Fortaleza/ CE

DESCRIÇÃO: "Camutuê" é uma palavra ioruba para "cabeça" e dá o nome ao projeto do Instituto de Juventude Contemporânea. Camutuê trará para a comunicação os avanços da Lei 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas.
PÚBLICO-ALVO: 50 profissionais de mídia e comunicação do Ceará, dos quais pelo menos 50% serão afrodescendentes.

2. NOME DO PROJETO: Cidadania Junto a Populações Rurais Esquecidas
NOME DA ORGANIZAÇÃO: CAA NM - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas
LOCAL (Cidade e Estado): Montes Claros/MG
DESCRIÇÃO: A instituição possui projetos em parcerias com o Governo Federal voltados para a área rural no norte de Minas Gerais. O objetivo do projeto está na contribuição com o fortalecimento das comunidades tradicionais, entre elas, a quilombola, e alcance dos direitos e acesso das políticas públicas através da capacitação de lideranças, ações judiciais e articulação e intercâmbio das comunidades envolvidas.
PÚBLICO-ALVO: Comunidades quilombolas (e indígena)

3. NOME DO PROJETO:  Cine Quilombola: A Sétima Arte na Construção de um Outro Modelo de Educação Comunitária
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré (www.casadoboneco.blogspot.com)
LOCAL (Cidade e Estado):  Itacaré, Bahia
DESCRIÇÃO:
O projeto pretende construir uma visão da educação comunitária Quilombola baseada em princípios etno raciais através de intervenções culturais que valorizem os griôs (contadores de histórias / portadores e transmissores da tradição da história oral) e possibilitem o acesso a produções áudio visuais.
PÚBLICO ALVO: Educadores, lideranças e moradores em geral de comunidades Quilombolas (mulheres, homens, jovens, adultos e idosos), através da mobilização das associações nas comunidades. Estima-se que o projeto beneficie 200 pessoas diretamente e cerca de 1000 pessoas indiretamente através das intervenções que serão provocadas pelo mesmo.

4. NOME DO PROJETO: Coisas do Gênero
NOME DA ORGANIZAÇÃO: CIDE ESTÁGIOS - Inserção, capacitação e desenvolvimento
LOCAL (Cidade e Estado): Salvador/BA
DESCRIÇÃO: O projeto tem como objetivo o empoderamento de jovens mulheres negras e contribuir para a democratização da comunicação e ferramentas de tecnologia da informação, formando comunicadores comunitárias na área de audiovisual, replicando a experiência com o lançamento de DVD, criação de blog e veiculação na Rede Brasil (TVE).
PÚBLICO-ALVO: Meninas e mães adolescentes negras da periferia de Salvador

5. NOME DO PROJETO: Construindo Rede de Justiça Juvenil para Garantia dos Direitos Humanos dos Adolescentes Inseridos no Sistema Sócio Educativo
Especificamente: Ação 5 do projeto: Realização do Seminário "Justiça Juvenil e a Questão Étnico / Racial"
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente - CEDECA
LOCAL (Cidade e Estado): Brasília, DF
DESCRIÇÃO: O projeto visa monitorar o acesso aos direitos de adolescentes que cometeram ato infracional, especialmente das medidas em meio aberto, com a finalidade de fiscalizar a implantação do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo) no Distrito Federal. O projeto maior está sendo apoiado financeiramente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República / SDH PR e tem como objetivos específicos articular, mobilizar e criar a Rede de Justiça Juvenil no Distrito Federal e defender por meio de intervenção jurídica social adolescentes em cumprimento de liberdade assistida que estejam sendo violados em seus direitos.
PÚBLICO ALVO: 100 participantes, entre profissionais dos sistema sócio educativo e de direitos da criança e adolescente, rede de justiça juvenil, movimento negro local, jovens e pais.

6. NOME DO PROJETO: Curso de Capacitação em Administração e Políticas Públicas de Lideranças Negras para a Promoção da Igualdade Racial em Mato Grosso do Sul
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Instituto Luther King - Ensino Pesquisa e Ação Afirmativa
LOCAL (Cidade e Estado): Campo Grande, MS
DESCRIÇÃO: O projeto tem como finalidade ampliar o conhecimento de lideranças negras e ativistas sobre o processo de formulação de políticas públicas, gestão, legislação e orçamento.
PÚBLICO ALVO: O curso está previsto para absorver um total de 35 alunos, com equilíbrio na participação por gênero e pretende incluir ativistas, líderes comunitários, Quilombolas, pessoas vinculadas a entidades negras tradicionais do Estado e novos quadros de militantes sociais.

7. NOME DO PROJETO: Eu Sou Negão
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Comvida - Formação e Inclusão Social (www.associacaocomvida.org)
LOCAL (Cidade e Estado): Camaçari, BA
DESCRIÇÃO: O projeto é uma iniciativa transversal de prevenção a violência que incentiva a reflexão crítica sobre a situação do negro na sociedade brasileira, articulado a um trabalho pedagógico de valorização da cultura negra e promoção de igualdade. A metodologia foi desenvolvida em 2009 e vem sendo aplicada nos últimos dois anos e para 2011 a organização pretende ampliar o cronograma deste projeto dentro da instituição.
PÚBLICO ALVO: 250 jovens de 16 a 24 anos cadastrados no Comvida  e residentes das comunidades Mutirão, Novo Horizonte e Sucupió de Catu de Abrantes, todas pertencentes ao município de Camaçari (região metropolitana de Salvador)

8. NOME DO PROJETO: Formação de Lideranças das Comunidades Quilombolas do Pará na Promoção dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DhESCA's): Valorização Histórico Cultural e da Identidade Étnico Racial dos Quilombolas
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Malungu* - Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará
(* = a palavra Malungu tem origem africana e significa Companheiro)
LOCAL (Cidade e Estado):  Belém, PA
DESCRIÇÃO: Existem aproximadamente 420 comunidades Quilombolas auto-identificadas no Estado do Pará, das quais 225 encontram-se vinculadas diretamente à Malungu, através das 85 Associações Quilombolas que as representam e atualmente afiliadas à Malungu. O projeto pretende formar lideranças quilombolas da região amazônica, enquanto multiplicadores de conhecimentos sobre direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, assim como sobre os instrumentos e caminhos para exigirem que tais direitos sejam garantidos, incluindo a promoção de ações para garantir o direito de acesso a educação, saúde, território e moradia junto ao poder público local, municipal, estadual e federal. Paralelamente, o projeto busca contribuir para que estas lideranças tornem-se sujeitos no processo de promoção dos direitos fundamentais, e para a valorização histórico cultural e identidade étnica racial dos Quilombolas.
PÚBLICO ALVO: 120 lideranças jovens Quilombolas e mulheres serão beneficiados diretamente. Cada uma destas lideranças serão multiplicadores e multiplicadoras do conhecimento adquirido, com o potencial de atingir indiretamente 500 Quilombolas na 04 comunidades (Guajarina, Tocantina, Nordeste Paraense e Salgado).

9. NOME DO PROJETO: Fortalecimento Político das Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro
NOME DA ORGANIZAÇÃO: KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço
LOCAL (Cidade e Estado):  Rio de Janeiro, RJ
DESCRIÇÃO: O projeto foi elaborado por uma instituição fundada em 1994, voltada para o fortalecimento das comunidades Quilombolas. A Koinonia possui diversos projetos com atuação junto aos remanescentes de Quilombos e comunidades negras rurais no estado do Rio de Janeiro e Bahia.
O objetivo do projeto está na formação das lideranças quilombolas através da capacitação pela assessoria da Koinonia, desenvolvendo ações conjuntas, trocas de informações e fortalecimento do movimento. E estabelecimento de uma rede de comunicação entre as lideranças quilombolas.
PÚBLICO-ALVO: Comunidades Quilombolas

10. NOME DO PROJETO: Programa de Formação em Gestão: Patrimônio Histórico Cultural e Relações Étnico-Raciais
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Estudos Negros (NEN)
LOCAL (Cidade e Estado): Florianópolis, SC
DESCRIÇÃO: O Núcleo de Estudos Negros (NEN) é uma organização com trajetória pautada por projetos importantes e bem diversificados. Atua tanto em pesquisa, quanto em desenvolvimento de ações e elaboração de subsídios para o movimento negro. Suas ações pontuam, há 25 anos, a necessidade e o desejo de desenvolvimento nas comunidades negras urbanas e rurais, a garantia dos direitos humanos e a luta contra qualquer discriminação racial e social. Contribui na implementação e no controle social de políticas públicas de promoção da igualdade racial nos âmbitos municipal, estadual e federal.
PÚBLICO-ALVO: 40 técnicos da Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Esportes e Secretaria de Educação do município de São José/ SC. São funcionários ligados diretamente a ações que de alguma forma têm impactos na esfera patrimonial.

11. NOME DO PROJETO: Sobre a História e Cultura Indígena
NOME DA ORGANIZAÇÃO:  Thydewa
LOCAL (Cidade e Estado): Salvador, BA
DESCRIÇÃO: O projeto pretende contribuir para a erradicação do preconceito étnico racial, através de subsídios educacionais para a revisão da História e Cultura Indígena no Brasil e viabilizar oportunidades de trabalho para indígenas.
O projeto propõe a construção e manutenção de um portal na internet que subsidiará professores e alunos para o estudo da História e Cultura Indígena. O portal terá diversas informações multimídia e principalmente promoverá a interatividade entre professores e alunos com indígenas de várias etnias.
PÚBLICO ALVO: Diretamente 04 indígenas universitários e indiretamente 25.000 pessoas entre professores, estudantes e indígenas de diferentes etnias e áreas de conhecimento.

12 NOME DO PROJETO: Tributo aos Heróis Negros
NOME DA ORGANIZAÇÃO: Grupo Cultural Azulim
LOCAL (Cidade e Estado): Sobradinho II, DF
DESCRIÇÃO: Em 1993, um rapaz é espancado até a morte por um grupo de lutadores de artes marciais. A repercussão desse ato violento e a pressão nacional levaram o governo do Plano Piloto a cadastrar "gangues" de todo o Distrito Federal.
PÚBLICO-ALVO: Alunos e professores de quatro escolas do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. São jovens entre 14 e 29 anos, em geral de baixa renda, em grande parte negros e pardos, que vivenciam em seu cotidiano as mazelas do desrespeito ao cidadão, a escassez de possibilidades de ascensão e ausência de parâmetros e a falta de valorização da cultura negra.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho