6 de julho de 2011

ASSIS: OUTUBRO, ENCONTRO DAS RELIGIÕES


Assis, 05 jul (RV)
- Realizar-se-á em Assis, na Itália, em 27 de outubro próximo, o encontro de diálogo e oração entre as religiões do mundo.

Nessa data será comemorado o 25° aniversário do histórico "Dia de Oração pela Paz no Mundo", realizado em Assis, em 1986, pelo Beato João Paulo II.

O tema escolhido por Bento XVI para celebrar esse evento é "Peregrinos da verdade, peregrinos da paz" que será vivido através da reflexão, do diálogo e da oração.

Na carta intitulada "Religiões em diálogo para além dos estereótipos", o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, ressalta que o "diálogo que a Igreja busca instaurar com os fiéis de outras religiões e com aqueles que buscam o Absoluto, procura sempre conciliar verdade e caridade".

"O diálogo é um espaço para o testemunho recíproco dos fiéis de várias religiões a fim de que possam conhecer melhor a religião do outro e suas componentes éticas. Por meio do conhecimento direto e objetivo do outro aumentam o respeito e a estima recíproca, a compreensão mútua, a confiança e amizade" – frisa o purpurado.

Segundo o Cardeal Tauran, os fiéis de várias religiões são chamados a conversar sobre: o diálogo da vida, partilha das alegrias e provações da vida cotidiana; o diálogo das obras, colaboração em vista da promoção do desenvolvimento integral da pessoa humana; o diálogo teológico, compreensão das respectivas heranças religiosas, e o diálogo da experiência religiosa, partilha das mútuas riquezas espirituais.

O purpurado conclui a missiva desejando que os participantes do encontro, em Assis, possam compreender melhor o significado do quanto afirmado na Declaração Nostra aetate, sobre a Igreja e as religiões não cristãs: "A Igreja católica nada rejeita do que nessas religiões existe de verdadeiro e santo. Olha com sincero respeito esses modos de agir e viver, esses preceitos e doutrinas que, embora se afastem em muitos pontos daqueles que ela própria segue e propõe, todavia, refletem não raramente um raio da verdade que ilumina todos os homens". (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho