20 de julho de 2011

A Política das Paixões nas Américas


17 – 25 de março de 2012
Universidad del Claustro de Sor Juana
Centro Histórico, Cidade do México

O 8º Encuentro do Instituto Hemisférico busca examinar as amplas interseções entre o espaço urbano, a performance e a ação política/artística nas Américas. Desde as poéticas críticas da arte corporal até a ocupação do espaço público por movimentos sociais, o evento convida os participantes a explorar as fronteiras, identidades e práticas através das quais subjetividades, hegemonias e contra-hegemonias são construídas dentro dos espaços da cidade e além. Em particular, nos interessam as formas pelas quais os corpos interpelam e são interpelados; mobilizam e são mobilizados pelas/em meio às paixões complexas e diversas que definem o nosso presente globalizado e mediatizado — o medo, o ódio, o desencanto, a esperança e a fé, entre outras. Buscamos investigar, coletivamente, as estratégias através das quais corpos (individuais, sociais e políticos) se fazem presentes e influenciam as convenções estéticas, as formações sociais e as estruturas políticas na sua busca por novos significados e novas formas de sociabilidade. Este tema será o ponto de partida para uma grande variedade de performances, exposições, mesas redondas, oficinas, palestras e grupos de trabalho.
Desde o ano 2000, os nossos Encuentros têm sido um ponto de contato entre artistas, acadêmicos, estudantes e ativistas interessados em investigar a relação entre a performance e a política nas Américas. Cada Encuentro reúne entre 400 e 600 participantes e é parte conferência acadêmica, parte festival de performance, e sempre interdisciplinar. O Encuentro é um espaço voltado para a experimentação, o diálogo e a colaboração.

As inscrições para o Encuentro se encerram dia 26 de setembro de 2011. 

Para se inscrever, veja as instruções no website (Propor um Projeto e Participar de um Grupo de Trabalho); depois é preciso completar o Formulário de Inscrição em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho