2 de junho de 2011

Comissão rejeita projeto que susta parte do 3º Programa de Direitos Humanos


Brizza Cavalcante


Chico Alencar rejeitou mudanças no PNDH-3.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias rejeitou na quarta-feira (1º) o Projeto de Decreto Legislativo2396/10, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que susta a eficácia de dispositivo do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Com a rejeição, na prática, a comissão recomenda a manutenção da legislação em vigor.
A proposta busca excluir, no PNDH-3, o item que institui um código de conduta em direitos humanos como critério para a contratação e o financiamento de empresas pelo Poder Público.
O relator, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), defendeu a rejeição do texto e dos outros cinco projetos de decreto legislativo apensados a ele (PDCs 2550/10; 2552/10; 2399/10; 2398/10 e 2397/10). Todos objetivam sustar a eficácia de algum ponto do PNDH-3.
Alencar ressaltou que o programa, instituído pelo Decreto 7.037/09, é resultado do acúmulo de quase duas décadas de discussão sobre os direitos humanos no Brasil e foi elaborado com a participação dos setores sociais envolvidos com a questão. “O PNDH-3 obteve contribuição de cerca de 14 mil pessoas nas diversas instâncias de debate, culminando na 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que aprovou o texto”, lembrou.
O deputado também criticou a realização de mudanças no plano sem a devida participação da sociedade, como fez o Executivo, na avaliação de Alencar, com a edição do Decreto 7.177/10. O decreto modificou dispositivos do programa e revogou outros. “É de se lamentar que o governo federal tenha sucumbido a demandas isoladas, sem que houvesse espaço para o contraditório”, disse.
O relator destacou ainda que o PNDH-3 se trata de um roteiro de trabalho, não uma lei. “Não são normas impositivas, e sim orientações e diretrizes”, explicou.
Tramitação
A matéria será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de seguir para o Plenário.



--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho