26 de maio de 2011

Notícias SEPPIR


Espírito Santo avalia avanços na Implementação
das Ações Afirmativas

Sexta-feira (27), 18h30, no Auditório Alexandre Martins de Castro Filho (SEMCID - Av. Maruípe, 2.544 - Itararé - Vitória)

Parte do projeto Diálogos sobre Direitos Humanos e Segurança Cidadã, a atividade é promovida pela Prefeitura de Vitória, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB/UFES), e o Centro de Estudos Afrobrasileiros da Prefeitura (CEAFRO/PMV). O objetivo é dialogar sobre Promoção da Igualdade Racial, tendo como foco as ações afirmativas no serviço público. Mais informações pelos telefones: 3382-6697/6699

ONU Mulheres seleciona jornalista para ministrar
curso de gênero, raça e etnia para a imprensa

Previsto para acontecer em oito cidades: Maceió (AL); Manaus (AM); Fortaleza (CE), Belém (PA), Recife (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), curso faz parte de cooperação entre a ONU Mulheres e a Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj

A ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres seleciona, até segunda (30), profissional com graduação em Jornalismo para ministrar o Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas e administrar blog e redes sociais relacionados ao curso. Faça aqui o download do termo de referência com informações sobre a vaga e do formulário Personal History Form para candidatura.

Movimento Afro-brasileiro Pró-Libertação
de Angola será tema de debate na Unesp

Segunda (30/05), 18h30, no Centro de Documentação e Memória
Cedem / UNESP, na Praça da Sé, 108 - 1º andar, esquina com a Rua Benjamin Constant (metrô Sé)

Intitulado "Movimento Afro-brasileiro Pró-Libertação de Angola (MABLA) - Um Amplo Movimento: Relação Brasil e Angola de 1960 a 1975", o estudo de José Francisco dos Santos será pauta de debate. A promoção é do Centro de Documentação e Memória (Cedem), da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A pesquisa foi realizada no ano passado, no Mestrado em História da PUC de São Paulo. Inscrições gratuitas pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br. ou pelo telefone (11) 3105 - 9903. Mais informações, acesse.

IWMF oferece Bolsa de treinamento na Índia para mulheres empreendedoras de mídia

Inscrições até 01/06/2011. Início do programa 15/08/2011

O International Women's Media Foundation (IWMF), oferece programa de treinamento na Índia para mulheres empreendedoras que usam a mídia digital de forma inovadora. O programa de bolsas, chamado "10,000 Women", é patrocinado pela IWMF em parceria com a Indian School of Business. As selecionadas receberão bolsas de estudo integrais para participar de um programa de 13 semanas, em Bangalore. Formulário de Inscrição nesse link. Mais informações aqui.


Programa de Bolsas para Afrodescendentes

Propostas devem ser enviadas até 15 de junho para:africandescent@ohchr.org  ou por fax: 004122-928 9050, com carta de apresentação, indicando claramente "Application to the 2011 Fellowship Programme for People of African Descent"

No contexto do Ano Internacional dos Afrodescendentes, a Unidade Antidiscriminação do escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas está lançando um programa de Bolsas para descendentes de africanos, que transcorrerá de 10 de outubro a 04 novembro de 2011, em Genebra. O candidato deve ser afrodescendente, ter no mínimo 4 anos de experiência no tratamento de questões relativas aos afrodescendentes ou minorias e fluência em inglês.

Junto com a proposta, o candidato deverá enviar os seguintes documentos: Application form, disponível aqui; curriculum vitae; carta de motivação (máximo de 1 página), onde o candidato explicará sua motivação para a candidatura, o que espera alcançar através da bolsa e como usará o que aprendeu para promover os interesses e os direitos dos afrodescendentes; uma carta de apoio de uma organização /entidade parceira.

II Seminário de Saúde da População Negra
e Quilombola do Estado de Minas Gerais

Dias 27 e 28 de outubro - no Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros - MG. Mais informações aqui.

Núcleo da UNEB oferece curso sobre 
história e culturas africanas e afrobrasileira


O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), iniciou na sexta-feira (20), o curso de interação dos saberes sobre história e culturas africanas e afrobrasileira. A aula inaugural aconteceu na sede do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador. Saiba mais aqui.

Juventude capixaba lança Frente
em defesa de políticas públicas

A primeira reunião será no dia 04 de junho, às 14h, no Auditório da Casa dos Direitos

Cerca de 37 organizações de juventude, de diversos setores, lançaram no dia 14 último, a Frente em Defesa das Políticas Públicas de Juventude no Espírito Santo. O objetivo é aglutinar as entidades e incidir no processo de discussão e implementação de políticas públicas voltadas ao segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho