3 de maio de 2011

Comissão debate direitos humanos nas relações internacionais do Brasil


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias(CDHM) realizará, no dia 4 de maio de 2011, às 14h, no plenário 9 do Anexo IIda Câmara dos Deputados, audiência pública sobre a Agenda do Estado Brasileiroem 2011 nos sistemas ONU, OEA e Mercosul de Direitos Humanos.

O evento terá a parceria do Comitê Brasileirode Direitos Humanos e Política Externa, formado por organizações da sociedadecivil, e contará com a participação de expositores representando o Ministériodas Relações Exteriores, Secretaria Especial dos Direitos Humanos eProcuradoria-Geral da República.

Segundo justifica o requerimento da audiênciapública, de autoria da Deputada Manuela d’Ávila, “neste começo dogoverno da Presidenta Dilma Rousseff, que tem conferido relevância aos direitoshumanos nas posições brasileiras em foros internacionais, é oportuno o diálogotransparente em torno desses temas”.

A Constituição Federal estabelece, em seuArt. 4º, que os direitos humanos devem ter prevalência nas relações exterioresdo Brasil. Assim, conhecer e opinar sobre as principais linhas de atuação dopaís nos sistemas de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU),da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Mercosul é parte dasatribuições da CDHM e objeto de interesse da sociedade civil.

A Comissão é parceira do Comitê Brasileiro deDireitos Humanos e Política Externa (CBDHPE), formado por dezenas deorganizações da sociedade civil e órgãos estatais atuantes na temática. Esteforo tem acompanhado a política externa no que concerne aos direitos humanos noBrasil.

O CBDHPE lançou, no marco das eleiçõespresidenciais de 2010, uma Agenda Mínima com 10 compromissos em direitoshumanos e política externa aos candidatos à presidência. A campanha da entãoPresidenta Dilma Rousseff aderiu prontamente aos compromissos. Desse modo, aaudiência pública ora requerida visa também discutir com os representantes doExecutivo medidas no sentido da implementação desta Agenda Mínima.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para
fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em
http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho