19 de abril de 2011

IFAC reúne lideranças indígenas e educadores no Vale do Purus



ifacO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC/Campus Sena Madureira realiza o 1º Seminário "Povos, Gestos e Modos de Vida de Comunidades Indígenas do Purus: Outros Olhares", dias 19 e 20 de abril de 2011, no auditório da prédio que abriga o Cedup – Centro Estadual de Educação Permanente, no munícipio sede do Campus.
O Acre concentra 3% dos 0,4% correspondentes a população indígena brasileira, e a maior parte deste contingente concentra-se no munícipio de Sena Madureira. Com base nisto e na semana em que se reflete com mais atenção a identidade indígena brasileira, o IFAC visa promover, através deste seminário, ampla discussão sobre a inserção desta cultura no currículo oficial das redes de ensino, como estabelece a Lei 11.645/08.
Segundo a coordenadora do evento, professora Italva Miranda, o seminário contará com palestras, mini cursos, oficinas, mostra e exposição, com a participação de lideranças das etnias Kaxinawá, Kulina, Manchineri e Jaminawá. A coordenadora destaca a importância de eventos como este para a valorização dos conhecimentos dos povos nativos da Floresta Amazônica. "O saber da academia não pode estar acima dos saberes dos povos tradicionais" disse ela.
Programação:
O seminário será aberto dia 19 às 18h com inscrições, credenciamento, seguido às 19h30 das palestras e debates: "Povos e Culturas Indígenas: Patrimônio Sociocultural Acreano" com João Domingos Kaxinawá, professor e líder indígena de Santa Rosa do Purus e Gilberto Francisco Dalmolin, professor doutor e Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do Acre – UFAC.
Dia 20, a programação começa as 8h30 com encerramento às 18 horas de oficinas. Estas atividades refletem sobre o título "Dos Filhos deste solo és mãe gentil? O Estado Brasileiro e os povos indígenas pós 1988", tendo como coordenação dos trabalhos o educador indígena Ocimar Leitão Mendes da Secretaria de Estado de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho