21 de março de 2011

[FENDH] Conferência internacional debaterá a instalação da Comissão da Verdade no Brasil

No dia 5 de abril, em Brasília, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) realizarão a Conferência Internacional “Comissão da Verdade – Uma Perspectiva Comparada Brasil/Alemanha/África do Sul”. A ideia é promover o intercâmbio de informações e das experiências alemã e sul-africana na instalação de comissões da verdade, além de debater perspectivas e expectativas de uma Comissão da Verdade no Brasil. Em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei n.º 7.376/2010 propõe a instalação de uma Comissão da Verdade e Memória no Brasil, cujo objetivo é esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, tais como tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres.
Gratuita e aberta ao público, a conferência será realizada na sede da ESMPU (SGAS Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília-DF), das 9h às 18h30. Não é necessário fazer inscrição.
O evento contará com cinco palestras seguidas de debates. Entre os palestrantes brasileiros estarão a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência República, Maria do Rosário, que falará sobre a Comissão Nacional da Verdade e a consolidação da democracia no Brasil; e o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, que apresentará o tema “A justiça de transição e a construção da verdade histórica. Representando a Alemanha, o professor Joachim Wolf, da Universidade de Bochum, vai tratar da superação do passado após a reunificação alemã. Pela Universidade de Joanesburgo (África do Sul), o professor Hennie Strydom falará sobre a instalação da comissão da verdade em seu país.
A programação completa está disponível no endereço www.esmpu.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cau@esmpu.gov.br.

 
 
Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
(61) 3313-5132 / 5126
Twitter: @escolampu




--
Gésio Passos
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
(61) 8130.0407 - (61) 3341.3637  /  gesio@intervozes.org.br

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho