22 de novembro de 2010

Salvador se mobiliza contra a Intolerância Religiosa


Segunda-feira, 22/11/2010 - 16:22     
 
Salvador - Comemorando o Dia Internacional da Consciência Negra, o Coletivo de Entidades Negras (CEN) promoveu ontem, 21 de novembro, em Salvador, a 6ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa. O evento reuniu participantes e representantes de entidades negras do estado da Bahia e do Brasil, além de pessoas adeptas às religiões de matriz africana. O evento teve início por volta das 11h e saiu do final de linha do Engenho Velho da Federação, em direção ao Dique do Tororó, com o intuito de lutar contra a intolerância religiosa.

Marcos Rezende, um dos organizadores do evento, afirmou que essa luta deve ser de todos e constante. “Temos que mostrar para a Bahia que as religiões de matriz africana não vão mais ficar dentro dos terreiros, observando todos os tipos de preconceito e intolerância religiosa”. Durante a caminhada, os participantes lembraram da situação em Ilhéus, quando a Ialorixá Bernadete de Souza foi torturada por policiais militares.

Sobre o caso, o Deputado Estadual Bira Coroa, falou sobre a importância de haver a união em prol da causa.”Merecemos respeito e vamos sempre lutar por isso. Temos que mostrar para a Bahia que não aceitamos mais essa intolerância”, completa o Deputado. No percurso, vários representantes de diversas religiões subiram no trio elétrico para deixar a sua mensagem. Dentre eles, estava presente o Secretário Municipal de Reparação, Aílton Ferreira, que afirmou a necessidade em mostrar que o povo-de-santo pode ajudar a fazer um país melhor.

Representantes de outras cidades da Bahia e de outros estados do Brasil se deslocaram para Salvador para participar do evento. “É uma satisfação muito grande estar aqui e mostrar que todos nós estamos unidos contra a intolerância e o preconceito”, afirma Márcio Marins, coordenador do CEN no Paraná, que participa todos os anos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho