24 de setembro de 2010

[FENDH] Oficina Indicadores DHs_28 e 29 de outubro


Segue abaixo o convite preliminar de uma Oficina sobre o desenvolvimento e aplicação de indicadores e índices de Direitos Humanos que será realizada pelo INESC, IBASE no âmbito do Observatório da Cidadania/ Social Watch nos dias 28 e 29 de outubro em Brasília.

A realização dessa oficina se junta aos esforços que o FENDH, Plataforma Dhesca e outras redes e organizações da sociedade civil brasileira tem realizado no sentido de debater e propor a construção de um Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos. Na oficina, além dos/as participantes e debatedores/as, contaremos com a presença do consultor Leandro Lamas Valarelli que irá nos apoiar na construção de propostas para o monitoramento, incidência e controle social das políticas de direitos humanos, por meio da utilização de indicadores e índices.

Os interessados em participar, entrem em contato com anapaula@inesc.org.br  Há a possibilidade de arcarmos com os custos da passagem aérea e hospedagem para aqueles/as que virão de outros estados.

Abraços,
Alexandre Ciconello
INESC - Instituto de Estudos Socioeconômicos





PROPOSTA DE OFICINA SOBRE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE INDICADORES E ÍNDICES DE DIREITOS HUMANOS


Local: Brasília/DF – Brasil
Data: 28 e 29 de Outubro de 2010
Realização: Social Watch/ Observatório da Cidadania Brasil/ INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos e IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.


Objetivo: Debater os resultados da pesquisa sobre a construção e aplicação de índices de direitos humanos no nível sub-nacional (a partir dos Índices de Capacidades Básicas e o Índice de Equidade de Gênero desenvolvidos pelo Social Watch internacionalmente), em diálogo com outras experiências brasileiras no campo da construção de índices e indicadores de direitos humanos e cidadania.


Primeiro dia -  28 de outubro

10:00 – 10:15 – Abertura do evento, apresentação da agenda e apresentação dos participantes

10:15 – 10:45 – Apresentação e debate sobre a metodologia de construção dos Índices de Capacidades Básicas e o Índice de Equidade de Gênero desenvolvidos pelo Social Watch. Resultado obtidos pelos países.

10:45 – 12:30 - Construção de índices sub-nacionais, a experiência brasileira

12:30 – 14:00 – Almoço

14:00 – 15:30 - Construção de índices sub-nacionais, a experiência indiana.

15:30 – 15:45 – Coffee Break

15:45 – 18:00 - Debates


Segundo dia – 29 de outubro

9:00 – 10:30 – Experiências brasileiras de construção de índices, sistemas e indicadores de direitos humanos

10:30 – 10:45 – Coffee Break

10:45 – 12:30 – Debates

12:30 – 14:00 – Almoço

14:00 – 17:00– Encaminhamentos. Como avançar no monitoramento, na incidência e no controle social das políticas de direitos humanos, por meio da utilização de indicadores e índices.




--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho