19 de fevereiro de 2010

Evento Cultural BRASÍLIA SEMPRE-VIVA, domingo dia 21

Olá amigos,
 
O Movimento Brasília Sempre Viva está organizando neste domingo 21 o evento cultural descrito abaixo. Gostaríamos de contar com o apoio das ONGs ambientalistas e com a participaçào da comunidade pela preservação do cerrado.
 
Pretendemos realizar uma série de exposições durante o ano, chamando a atenção da população para a preservação dos parques e remanescentes florestais urbanos, pois neste Ano Internacional da Biodiversidade, as cidades são chamadas a serem importantes redutos desta biodiversidade!!!
 
Pela manhã, a partir das 10h, do dia 21, haverá um sarau com poetas e músicos da cidade e, à tarde, a partir das 15h, uma roda de conversa sobre a Participação da Comunidade na Gestão de Parques e UCs, com representantes de várias ONGs.
 
Gostaríamos de abrir o espaço para que se juntem a nós e façam parte do Movimento neste ano de 2010!!!
 
Agradecemos a atenção.
Um grande abraço,
 
 
--
Movimento Brasília Sempre-Viva
Por uma cidade sustentável!
brasilia.sempreviva@gmail.com
www.brasiliasempreviva.blogspot.com
Contatos:
Mara Marchetti (61) 8142-4282
Denise Agustinho (61) 8150-3589

 

Exposição fotográfica alerta a população para a importância de preservação do Cerrado

Fotografias de Eduardo Borges enfeitam o Eixão neste domingo, 21

O Movimento Brasília Sempre-Viva e a Sociedade das Bicicletas promovem, neste domingo, 21, das 9h às 17h, a exposição "Jóias do Cerrado", com fotografias de Eduardo Borges, ativista internacional de Brasília que faleceu em 2009. A exposição será feita no Eixão Norte, na altura da quadras 7/8.

Além da exposição, haverá um sarau de poesias com poetas da cidade, como Renato Matos, Nicolas Behr e Adeílton Lima, uma feira de produtos naturais, distribuição de sementes do cerrado e ponto de coleta de sacos plásticos de alimentos, que serão reutilizados para produção de mudas e escola de bicicletas com aluguel das "magrelas".

O evento tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para a importância da preservação das áreas de Cerrado ainda presentes no meio urbano, e inaugura uma campanha do Movimento Brasília Sempre-Viva pela manutenção dos parques do Distrito Federal e pela participação da sociedade na sua gestão.

"A crescente urbanização no DF tem afetado os parques ecológicos, que são como ilhas de biodiversidade nas cidades. A ONU estabeleceu que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, e o Cerrado, apesar de ser o bioma com a segunda maior biodiversidade do país, possui taxas de desmatamento maiores que as da Amazônia", afirmam as organizadoras do movimento, Mara Marchetti e Denise Agustinho.

A mudança de modalidade do Parque Burle Marx de parque ecológico para parque urbano, de uso múltiplo, é um exemplo dessa questão. Segundo Denise, "a conversão da categoria do parque permite maior degradação desta unidade de conservação. É importante que a população participe e exerça o seu direito de intervir na gestão destes espaços públicos, apropriando-se dos instrumentos previstos em lei, como o Conselho Gestor".

Outros parques do DF, como o Parque das Sucupiras (Sudoeste), o Parque Ezequias Heringer (Guará), o Parque Três Meninas (Samambaia) e o Parque Bernardo Sayão (Lago Sul) também estão sendo ameaçados pela expansão urbana. "O frágil equilíbrio da bacia do Paranoá está sendo ameaçado pelo adensamento urbano e pela construção de novas unidades habitacionais, com a construção do Setor Noroeste e a expansão do Setor Sudoeste", alerta Mara.

Este evento é uma realização do Movimento Brasília Sempre-Viva, em parceria com a Sociedade das Bicicletas. Conta com o apoio da Rede Semente do Cerrado, MMA, Coletivo Motirô, Associação Parque Ecológico das Sucupiras – APES. 

 

SERVIÇO

Exposição "Jóias do Cerrado" – Fotografias de Eduardo Borges

Data: 21 de fevereiro de 2010

Local: Eixão Norte – Quadras 7/8

Horário: 9h às 17h

Entrada Franca

www.brasiliasempreviva.blogspot.com

Ass. Imprensa: Lígia Benevides (ligiabene@gmail.com)

 (61) 9164-2520


REALIZAÇÃO

Movimento Brasília Sempre-Viva

APOIO

Sociedade das Bicicletas
Rede de Sementes do Cerrado
Coletivo Motirõ
Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Associação Parque Ecológico das Sucupiras – APES Associação Adianto

Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do DF - CJDF

Instituto de Desenvolvimento Ambiental – IDA

Movimento das Águas

Fórum das ONGs Ambientalistas do DF e entorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho