14 de janeiro de 2010

China: Partido Comunista reconhece "papel positivo" da religião

Pequim, China 14/01/2010 13:09 (LUSA)

Temas: Política, Religião


Pequim, 14 Jan (Lusa) – A China defende o ateísmo, mas ao contrário da antiga União Soviética, deixou de encarar a religião como "o ópio do povo", indicou o novo director da Administração Estatal para os Assuntos Religiosos, Wang Zuoan


"O Partido Comunista Chinês começou a encarar a religião numa perspectiva mais positiva", disse Wang Zuoan numa entrevista publicada hoje pelo Global Times, jornal do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do PCC.


Segundo Wang Zuoan, "a antiga União Soviética e as nações do (extinto) Pacto de Varsóvia não conseguiram lidar bem com as questões religiosas".


"Isso foi uma profunda lição para a China", acrescentou.


Wang Zuoan reconheceu que "a influência da cultura ocidental na China, incluindo o cristianismo, aumentou muito" e considerou que "é normal que a religião se desenvolva durante o processo de modernização".


"O governo chinês encoraja a religião a adaptar-se à sociedade socialista e atribui um papel mais positivo à religião", disse.


Wang Zuon, 51 anos, formado em filosofia e inscrito no PCC desde 1985, assumiu o actual cargo no ano passado.


O número oficial de cristãos rondará os vinte milhões, dois terços dos quais protestantes, mas segundo estimativas, serão cerca de 50 milhões – 3,7 por cento da população do país.


O budismo é a religião com mais fiéis na China, seguida do islão, que no conjunto terão cerca de 60 milhões de crentes.


"A sociedade chinesa está a tornar-se cada vez mais tolerante e as pessoas já não assediadas por seguirem uma religião", disse Wang Zuoan.



AC.


Lusa/Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho