11 de janeiro de 2010

2ª Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa



Fórum Social Mundial terá Marcha pela Liberdade Religiosa
A 2 ª Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa será realizada no dia 25 de janeiro de 2010 e integrará a programação do Fórum Social Mundial, que acontecerá na Grande Porto Alegre de 25 a 29 de janeiro. Religiosos e simpatizantes de diversas tradições de matriz africana bem como de outras religiões Farão parte da caminhada. A concentração será no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, seguirá pela Avenida Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares, onde haverá ato público um. Em seguida, uma Marcha vai se encaminhar à Usina do Gasômetro, onde os religiosos Farão uma entrega de um presente às divindades das águas do Rio Guaíba não.
Em janeiro de 2009, a Marcha reuniu mais de duas mil pessoas. Nesta edição, a novidade é a participação das maiores lideranças e representações de comunidades-terreiro de todo o Brasil.
Liberdade Religiosa
A Marcha faz alusão ao dia 21 de janeiro - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que em vivenciadores e simpatizantes de religiões de matriz africana de todo o Brasil saem às ruas para denunciar o racismo ea discriminação sofrida pelos religiosos, o zagueiro para o Direito Constitucional à liberdade religiosa e para dar visibilidade aos saberes e tradições dos espaços sagrados e ancestrais da cultura afro-brasileira.
No Rio Grande do Sul, diversos casos de intolerância religiosa motivaram a Realização da Marcha, como um Aprovação de Leis que Tentaram constranger ou inviabilizar rituais das religiões afro-brasileiras.
Religiões Afro e Saúde
A Marcha abrirá as atividades do Didá-Ara - 1 º Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: Comunidades Tradicionais de Terreiro Integrando Saberes, Fortalecendo Vínculos e Construindo o SUS, Que será realizado entre os dias 26 e 29 de Janeiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Saiba mais no blog http://dida-ara.blogspot.com
 EVENTO: 2 ª Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa
LOCAL: Concentração será no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público
DADOS: 25/01/10 às 16h
PROMOÇÃO: CEDRAB - Congregação em Defesa das Religiões Afro-Brasileiras e Comunidade Terreiro Ilê Axé Omi Iyemonjá olodó
APOIO: Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, RS, UNEGRO, MNU-RS, Concaugra-Gravataí, Corensdrab-Rio Grande, Africanamente, Akanni, Iacoreq, o CEN - Brasil / Ba, Feuers-Canoas , Mokambo, Yahya, Forma / RS, Uniaxés Canoas, Federação dos Cultos Afros de Pelotas-RS, Coletivo de Entidades Negras, Egbe Orun-Aiye/RS, entre outros.

INFORMAÇÕES:
(51) 9784.3135
(51) 3333.9224
dyba@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho