15 de dezembro de 2009

O CRDHDR promove reunião em Fortaleza

O Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa – CRDHDR, apoiado pela Secretaria Especial dos Humanos Direitos da Presidência da República - SEDH, e tendo a sua realização pela União Planetária - UP,  promoverá reunião com lideranças religiosas, sociedade civil e autoridades, neste próximo dia 15 de Dezembro (Terça-Feira),  as 10:00 horas, no Auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza.

Este encontro, que também está se realizando em todas  as demais capitais,  deverá ter um caráter informativo e se constituir em um ambiente de debates e esclarecimentos sobre as questões da religiosidade no País, com atenção principal a defesa dos direitos humanos como um todo e foco nas questões da diversidade religiosa.

O CRDHDR se constitui num espaço de cidadania e tem por objetivos gerais garantir o exercício dos direitos humanos fundamentais nos segmentos religiosos, quanto à liberdade, o respeito à livre expressão de culto e crença, e o diálogo inter-religioso, resguardando a inviolabilidade de consciência e de crença, a toda a população desses segmentos, independente de raça, etnia, idade, orientação sexual, gênero, situação econômica e nacionalidade.

Nesta linha de ação, o CRDHDR concretamente estará promovendo, ações que visem a garantia de direitos humanos fundamentais expressos no Art. 5º, inciso VI de Constituição; o mapeamento e cadastramento dos principais segmentos religiosos  existentes no País; a prestação de informações a estes segmentos religiosos sobre políticas públicas nesta esfera e materiais que trabalhem o tema, o fomento a constituição de fóruns locais ou estaduais da diversidade religiosa, e finalmente, o fortalecimento e orientação sobre os direitos fundamentais e a garantia dos direitos no que diz respeito a liberdade de culto e crença, respeito, tolerância e do diálogo inter-religioso, bem como orientações sobre o acesso a políticas púbicas e programas governamentais.

Em Fortaleza, o CRDHDR conta com o apoio da Assembléia Legislativa através do Deputado Francisco Caminha (PHS), membro da Mesa Diretora da Assembléia  e comprometido com os temas dos Direitos Humanos.

Por fim lembramos que Fortaleza sediou  o "2º Fórum Espiritual Mundial", em 2007, momento em que os temas trabalhados pelo CRDHDR foram também discutidos por lideranças religiosas vindas de várias parte do país.

Texto: Elianildo Nascimento (CRDHDR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho