10 de dezembro de 2009

Exposição Fotográfica Yalorixás no Século XXI

 

CMA HIPHOP INFORMA



Lançamento da Exposição Fotográfica Yalorixás no Século XXI



Fruto da pesquisa fotográfica de Alberto Lima com 21 Yalorixás de Salvador irá presentear a capital baiana com exposição fotográfica e distribuição de calendário inédito com fotos das sacerdotisas para 2010




Na próxima segunda-feira (15), às 19hs:30min, no Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, será lançada a exposição fotográfica Yalorixás no Século XXI do fotógrafo Alberto Lima. A exposição promovida pelo Núcleo Omi-DùDú com apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI, registrou 21 yalorixás de Salvador e região metropolitana em suas respectivas casas de culto. O material coletado foi utilizado na produção de um calendário para 2010 que terá distribuição gratuita em Salvador.



A exposição visa criar espaço de visibilidade para as Sacerdotisas, valorizando suas trajetórias e o fazer religioso. Além das 21 Yalorixás fotografadas, o evento contará com a presença da Secretária Luíza Barros (SEPROMI), da yalorixá Jaciara Ribeiro, além de outras autoridades afro-religiosas, artistas, comunidade negra e adeptos do candomblé. Durante os 45 dias (15/12/2009 a 31/01/2010), serão realizadas, durante a exposição, atividades de reflexão com debates e palestras sobre a religiosidade de matiz africana. O público será contemplado também com a reinauguração da Sala Luiz Orlando seguido de mostra de filmes afro-religiosos; Performances diversas, mostra de tecidos africanos, desfiles de moda afro, oficinas de estética, entre outras. As performances musicais do Cantor Aluízio Menezes e Portela irão animar os visitantes no evento de abertura.



De acordo com Alberto Lima, a exposição Yalorixás no Século XXI, tem como intuito retratar a importância do matriarcado na religião afro-brasileira. "A partir das fotografias e do calendário, os baianos poderão compreender o papel exercido pelas mulheres de santo", complementa o fotógrafo que possui um acervo de aproximadamente sete mil imagens relativas à cultura negra e participou da cobertura fotográfica do Mapeamento dos Terreiros de Salvador, além de outras atividades relacionadas ao universo afro-baiano.



SERVIÇO


O quê? Lançamento da Exposição Fotográfica Yalorixás no Século XXI


Quando? Dia 15 de dezembro de 2009 (quinta-feira), ás 19hs:30min


Onde? Quadrilátero da Biblioteca dos Barris, Barris - Salvador


Período? Exposição de 15-12-09 à 31 de janeiro de 2010



Mais Informações:


- Alberto Lima (71) 9959-3975 – gingadeangola@yahoo.com.br


- Núcleo Omidùdú (71) 3334-5982/3334-2948


Site: www.nucleoomidudu.org.br




--------------------------------------------------------------------------------


ATENÇÃO !!!


Este grupo é fechado, para responder o e-mail ou entrar em contato com a CMA HIPHOP, veja abaixo:



"Diversidade cultural patrimônio comum da humanidade, educação pela comunicação para democratizar as oportunidades, a estrada é muito longa cheia de sinais, mas nunca apague o farol dos seus ideais "


Dj Branco.



"Por todos os meios necessários" Malcom X.



Comunicação, Militância e Atitude - CMA HipHop


E-mail: cmahiphop007@gmail.com / evolucaohiphop@hotmail.com


Tel: 55-(71) 91510631/ DJ BRANCO


Salvador – Bahia – Brasil





 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho