8 de dezembro de 2009

[cnpc] II Fórum de Mídia Livre define prioridades para CONFECOM

 

II Fórum de Mídia Livre define prioridades para CONFECOM



Redação ABRAÇO



A plenária de encerramento do II Fórum de Mídia Livre definiu as prioridades dos midiativistas para a I Conferência Nacional de Comunicação. Entre elas esta a elaboração de um novo marco regulatório para o setor, a defesa da radiodifusão comunitária, a transparência e democracia nas concessões de canais de rádio e televisão, o fortalecimento da rede pública de comunicação, o direito a banda larga, gratuita, pata todos e a democratização da publicidade oficial. O Fórum, também, aprovou a criação de uma rede de solidariedade e defesa da mídia livre e das rádios comunitárias. O fórum terminou no inicio da tarde de domingo, no campus da Universidade federal do Espírito Santo.


O FML decidiu dar prioridade para alguns temas, entre as 5. 345 propostas apresentadas pela sociedade civil nas conferências estaduais. Só assim será possível obter vitórias e fazer frente às 16 propostas apresentadas pelo segmento empresarial e os 39 itens defendidos pelo setor governamental. Já a criação de uma rede de proteção e defesa das mídias livres: blogs, radiodifusão comunitária, revistas independentes e sítios de notícias, têm por objetivo enfrentar a repressão policial sofridas pelas emissoras comunitárias e os processos sofridos por sítios de noticias independentes e por blogueiros. Estas ameaças à liberdade de expressão resultaram em cinco mil comunicadores populares condenados por operarem rádios comunitárias, em 100 milhões de equipamentos apreendidos e em dezenas de processos movidos contra midiativistas, o que caracteriza uma censura econômica.


A plenária final aprovou a proposta de reforçar os pontos de mídia livre como locais de formação da atores sociais. O Fórum, também, propôs a utilização do material produzido pela mídia livre na educação formal e não formal. No final do encontro foi escolhido um Grupo de Trabalho Executivo, composto por 18 integrantes, que coordenará o FML no próximo período. O GTE conta com representantes de., estados.




--

Josué Franco Lopes

Coordenador de Comunicação

Abraço Nacional

61-81799087


_______________________________________________

Cnpc mailing list

Cnpc@listas.internetlivre.org

http://listas.internetlivre.org/listinfo.cgi/cnpc-internetlivre.org





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho