20 de outubro de 2009

Três projetos do Brasil disputam prêmio da ONU

Sex, 16 de Outubro de 2009 14:09

São empreendimentos comunitários nas áreas da educação, juventude, saúde, desenvolvimento rural e geração de renda. Todos buscam superar a pobreza.

Treze iniciativas inovadoras de sete países da América Latina e do Caribe são finalistas do concurso "Experiências em Inovação Social", realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), com apoio da Fundação W.K. Kellogg, em seu ciclo 2008-2009.

Os projetos selecionados serão apresentados na Feira da Inovação Social, a ser realizada na Universidade de San Carlos de Guatemala, Cidade da Guatemala, entre os dias 11 e 13 de novembro.

Os finalistas são da Argentina (4), Brasil (3), Peru (2), Chile (1), Costa Rica (1), México (1) e Uruguai (1), sendo que 60% dos projetos oferecem soluções em desenvolvimento rural e geração de renda. O restante, em educação (23%), juventude (7%) e saúde (7%).

Os finalistas do Brasil são:

*"Convivência com a realidade semi-árida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania". Esta experiência vem sendo desenvolvida por famílias de pequenos agricultores, com apoio do Centro de Educação Popular e Formação Social, em comunidades rurais dos municípios de Teixeira, Cacimbas e Maturéia, no sertão da Paraíba. Estes agricultores enfrentam a seca com ideias caseiras que nascem nas comunidades como: cisternas de placas, construção de tanques em lajedos de pedra, poços amazonas, barragens subterrâneas e sistemas de boias para lavagem do telhado.


* "Observatório Social de Maringá", desenvolvido no Paraná. Atua em âmbito municipal, buscando atingir os objetivos da Cidadania Fiscal (ou Educação Fiscal). Ou seja, há aceitação social dos tributos e implantação da transparência absoluta nos recursos públicos municipais, via controle social efetivo, que é a forma mais eficaz de se evitar a corrupção com os recursos públicos.


* "Anjo da Guarda - o direito de toda criança crescer em familia", desenvolvido em Goiás. Gerenciado em conjunto pelo Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Goiânia e o Juizado da Infância e da Juventude, tem como objetivo principal a busca ativa por famílias interessadas na adoção de crianças que, por algum motivo, são preteridas pelos que se inscrevem espontaneamente no cadastro de adoção.


O primeiro prêmio é de 30.000 dólares, o segundo de 20.000, o terceiro de 15.000, e o quarto e quinto de 10.000 e 5.000 dólares, respectivamente. Todos devem ser utilizados nos próprios projetos.


O programa "Experiências em Inovação Social", iniciado em 2004, identifica iniciativas inovadoras de desenvolvimento social, a fim de analisá-las e difundi-las, contribuindo para a melhoria das práticas e políticas públicas em benefício da população mais pobre.


Até hoje foram apresentados 4.800 projetos, provenientes de toda a Região. Nos cinco ciclos do concurso foram identificadas 72 experiências comprovadamente inovadoras, tendo 21 delas sido premiadas.




(Envolverde/Cepal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho