28 de outubro de 2009

Plano de Ação Brasil-EUA prevê US$ 300 mil para financiamento de projetos contra discriminação racial

Qua, 28 de Outubro de 2009 08:00

Entre os resultados da III Reunião para Implementação do Plano de Ação Conjunta Brasil – Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade está o investimento de US$ 300 para o financiamento de pequenos projetos em 2010. A III Reunião, realizada em Salvador (BA), terminou na sexta-feira (23/10).


Uma parte da quantia poderá ser investida, por exemplo, no financiamento de um projeto de capacitação de delegados, escrivães e agentes policiais para lidar com a questão étnico-racial. Nos próximos meses deverá ser apresentado um projeto-piloto que contemplará, primeiramente, três estados da região Sul. A ação envolve o Ministério da Justiça (MJ). O representante do MJ, Jorge Quadros, participou das discussões sobre o assunto. Quadros é coordenador de Modernização das Instituições Policiais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que reúne ações de prevenção, controle e repressão da violência com atuação com foco nas áreas sociais e culturais do crime. O público-alvo são pessoas de 15 a 24 anos. Com o objetivo de prevenir a violência entre os jovens negros, no âmbito do Pronasci existe o projeto Farol – Oportunidade em Ação, promovido pela SEPPIR em parceria com o Ministério.


A adoção de um documento com as diretrizes para a apresentação de propostas de projetos com expectativa de financiados por meio do Plano é outro resultado da III Reunião, encontro que marcou mais uma etapa da cooperação bilateral que envolve a sociedade civil e os setores público e privado. A IV Reunião está prevista para ocorrer em abril de 2010. Antes, está marcado para fevereiro, em Washington (EUA), um encontro técnico do Plano.


Saiba mais


Plano de Ação Brasil-EUA resultará em medidas efetivas contra o racismo, afirma ministro


Memória, Segurança e Saúde em discussão no Plano de Ação Brasil-Estados Unidos


Brasil e Estados Unidos se reúnem em Salvador (BA) em torno do combate à discriminação racial


SEPPIR discute cooperação com Banco Interamericano de Desenvolvimento



Comunicação Social da SEPPIR /PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho