Cc Vice Prefeita e Secretária de Educação Marilena Pereira Garcia
O jornal O Globo desta 2ª feira publica a notícia de que uma professora da Escola Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, Macaé, Estado do Rio de Janeiro, foi afastada pela diretora por ter dado aulas explicando aspectos das religiões afro-brasileiras. E a professora usou um livro recomendado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)
Segundo o noticiário, ela foi afastada pela diretora sob a alegação de que "a comunidade local é evangélica".
Na verdade, trata-se de um inequívoco caso de intolerância religiosa, hoje considerado crime.
Independentemente das ações que sou obrigado a tomar como membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da Assembléia Legislativa e do encaminhamento de uma denúncia formal ao Ministério Público, julgo fundamental que o senhor, como autoridade máxima do Executivo de Macaé determine a volta dessa professora.
É impensável que um município do porte de Macaé, símbolo maior da exploração de petróleo brasileira, permita atos de explícita discriminação religiosa no quadro de seus funcionários, particularmente na área da Educação, que pelo visto, adota medidas sectárias medievais
E o mais preocupante é que a Secretária de Educação Marilena Pereira Garcia também é vice-prefeita, sua eventual substituta, Prefeito. Se ela apóia atos de discriminação religiosa, determinando o afastamento de professores que preferem manter sua independência religiosa, o que espíritas, umbandistas, católicos, budistas, muçulmanos, agnósticos e ateus podem mais esperar da Prefeitura de Macaé?
Senhor Prefeito, comunico ainda que a comunidade umbandista se mobilizará nacionalmente contra esse ato intolerante que macula a imagem de Macaé
Aguardando medidas enérgicas por parte da Prefeitura macaense, despede-se
DEPUTADO ÁTILA NUNES
--
Associação Vida Inteira
www.multiculturas.com/avi.htm
61- 8124.0946
--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
=======§§§§§§§=======§§§§§§§=======§§§§§§§=======§§§§§§§======
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "FOAFRO Fórum
Religioso Afro-Brasileiro do DF e Entorno" Para postar neste grupo, envie um e-mail para foafro@googlegroups.com.
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
foafro+unsubscribe@googlegroups.com
Que Deus, Nzambi, Olodumàre, Mawu e cada Nkisi, Orisà, Vodun e Guia nos proteja e ilumine!
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.