20 de outubro de 2009

Audiência pública para debater as metas do milênio

Seg, 19 de Outubro de 2009 12:50

Realiza-se nesta quarta-feira (21), às 14h30, a segunda reunião da comissão temporária criada no Senado para acompanhar atos, fatos, normas e procedimentos conduzidos pelo governo brasileiro para que o país cumpra as metas de desenvolvimento do milênio fixadas no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Oito objetivos gerais foram fixados pela ONU para serem cumpridos até 2015. São eles:


1 - erradicar a extrema pobreza e a fome.


2 - atingir o ensino básico universal.


3 - promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.


4 - reduzir a mortalidade infantil.


5 - melhorar a saúde materna.


6 - combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.


7 - garantir a sustentabilidade ambiental.


8 - estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.


Nessa segunda reunião da comissão serão ouvidos, em audiência pública, os seguintes convidados: assessor especial Adson França, representando o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; Marcio Carvalho, representante no Brasil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); um representante da Sociedade Brasileira de Pediatria e um do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).


Instalada no início deste mês, a comissão já tem agendadas audiências públicas e análise de documentos para acompanhar as ações do governo concernentes a esse compromisso, o qual deve ser atendido também por outros 188 países integrantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


A comissão do Senado é presidida pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), tem com o vice-presidente o senador Augusto Botelho (PT-RR) e como titulares os senadores Valter Pereira (PMDB-MS) e Fernando Collor (PTB-AL).


Teresa Cardoso / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho